domingo, 3 de fevereiro de 2013

Projeto de trem regional é apresentado para investidores pelo governo do SP

31/01/2013 - Agência Brasil

São Paulo - Intenção do Governo do Estado é atrair investimentos de US$ 9,2 bilhões para retirar carros das grandes rodovias que chegam à capital paulista...

O governo de São Paulo anunciou plano para o transporte sobre trilhos durante um roadshow na Inglaterra. Foi apresentado projeto para construção de uma ampla rede de 416 quilômetros em cinco linhas que ligarão diversas cidades a um raio de pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista.

O roadshow tem como meta atrair investimentos internacionais para projetos de Parceria Público-Privada (PPP). Ao todo, 8 projetos foram apresentados.

No caso da rede sobre trilhos, o objetivo é atrair investimentos de US$ 9,2 bilhões para retirar carros das grandes rodovias que chegam à capital paulista, como a Anhanguera, a Bandeirantes, a Dutra, a Ayrton Senna, a Anchieta e a Imigrantes.

As cinco linhas seriam construídas em Parceria Público Privada: São Paulo - Sorocaba, São Paulo - ABC, São Paulo - Campinas, São Paulo - São José dos Campos e ABC - Santos, que permitirá a ligação entre São Paulo e Santos. Diferentemente do sistema atual operado pela CPTM na Grande São Paulo, as novas linhas terão menos estações e trens mais modernos e rápidos - a velocidade máxima chegará a 160 km/h.

Implementação

As linhas serão implantadas em três fases. A primeira prevê a ligação entre a capital e o ABC, com estações em São Caetano do Sul, Santo André e Mauá, e também entre São Paulo e Jundiaí. Na segunda fase, será construído o ramal do ABC até Santos, o trecho entre Jundiaí e Campinas - com ligação até Americana - e a linha entre a capital e Sorocaba. A última fase prevê a rota entre São Paulo e São José dos Campos, com extensão até Taubaté.

Segundo o vice-governador do Estado, Guilherme Afif Domingos, responsável por apresentar o roadshow, "465 mil pessoas devem usar os trens regionais quando o sistema estiver pronto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário