domingo, 3 de fevereiro de 2013

Expresso ABC terá ligação para Santos

26/01/2013 - Diário do Grande ABC

O segmento dos trilhos na região tem demanda inicial estimada de 330 mil passageiros ao dia, a maior entre os quatro itinerários

Por Fábio Munhoz

A iniciativa privada irá desenvolver estudos para a construção de quatro linhas ferroviárias que interligarão as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista, além das aglomerações urbanas de Sorocaba e São José dos Campos. O projeto inclui o Expresso ABC no trajeto da Capital até Santos. Ao todo, serão 431 quilômetros de trilhos.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos publicou ontem no Diário Oficial do Estado chamamento público para que as empresas interessadas em realizar os estudos se manifestem em até 15 dias. Antes da convocação, a Estação da Luz Participações e o banco BTG Pactual já haviam feito propostas ao governo.

Os participantes terão até julho para concluir os levantamentos técnicos, que deverão conter informações como investimento previsto para a obra, tarifa, demanda estimada e impactos ao meio ambiente. Também precisam ser apresentados aspectos técnicos de traçado, tecnologia utilizada e desapropriações necessárias. Finalizado o prazo, os estudos serão analisados pelo CGPPP (Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas), que escolherá o modelo adequado em até quatro meses.

Todas as linhas terão a região central da Capital como ponto inicial. Ainda não foi definido se a estação será uma das já existentes ou se será necessária a construção de outro terminal. No Grande ABC, a linha passará por São Caetano, Santo André e Mauá. Ao todo, 11 cidades serão atendidas pelos quatro traçados propostos. As regiões selecionadas detêm 53% da frota estadual de veículos e 63% da população do Estado.

A estimativa é de que as obras no trecho do Grande ABC - com 25,4 quilômetros - comecem já no ano que vem. A previsão de entrega é para 2016 - quando deverá ser iniciada a construção do segmento de 50 quilômetros até Santos. Conforme o cronograma, os passageiros do Litoral poderão utilizar a linha a partir de 2019. Toda a rede será concluída em 2020.

O segmento dos trilhos na região tem demanda inicial estimada de 330 mil passageiros ao dia - a maior entre os quatro itinerários. O Estado prevê crescimento anual de 2% no número de usuários transportados.

Para especialista, traçado deve superar dificuldades na serra

O engenheiro civil especializado em Transportes Creso Peixoto, professor da FEI (Fundação Educacional Inaciana), alerta que o traçado da ferrovia de passageiros do Grande ABC até Santos precisa superar as dificuldades enfrentadas na Serra do Mar. "Além de encontrar meios para reduzir o desmatamento, é necessário solucionar o gargalo encontrado em Paranapiacaba. Durante a época de safra, a via de carga registra grandes picos. É complexo misturar isso."

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB), integrante da comissão de Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa, elogia a proposta do governo. "Esses trens irão desafogar as rodovias, em especial as do Sistema Anchieta-Imigrantes, que já estão saturadas", comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário