domingo, 3 de fevereiro de 2013

Câmara de Valinhos retoma reuniões do trem de passageiros nesta quinta, 24

21/01/2013 - Câmara de Vereadores de Valinhos

Governo do Estado prepara audiências públicas para fevereiro

A Câmara de Valinhos sedia, nesta quinta-feira, (24/01), às 15h, reunião que retoma os trabalhos de prolongamento trem metropolitano de Jundiaí até Campinas, abrangendo os municípios de Louveira, Vinhedo e Valinhos.

Organizada pela comissão formada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulista e os representantes dos municípios envolvidos - vereadores Lorival (Valinhos); Reginaldo Lorenzon (Louveira), ex-vereador Carlinhos Paffaro (Vinhedo), o secretário de Transportes de Campinas, Sérgio Benassi, e o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi (PcdoB) - a "Campanha CPTM Campinas" auxiliará as cidades a adequar a infraestrutura para que voltem a receber o transporte ferroviário de passageiros, a exemplo do que ocorre em Jundiaí.

De acordo com o presidente da Câmara de Valinhos, Lorival Messias de Oliveira (PT), é importante que os governos das cidades envolvidas já se antecipem e tomem providências quanto a obras e até alterações em Planos Diretores. "Convidamos os secretários municipais, bem como outros integrantes da equipe do Executivo para que eles conheçam esse projeto que deverá ser implantado e como Valinhos deve se preparar ou se adequar para que isso efetivamente se concretize", afirmou.

O ex-vereador de Vinhedo, Carlinhos Paffaro (PR), acertou detalhes da reunião em visita ao presidente da Câmara de Valinhos, Lorival. Ele reiterou os compromissos assumidos no ano passado quando participaram de sete plenárias nas cidades da RMC, trazendo a discussão para a população. "A malha viária está saturada e até agora não vi nenhuma solução melhor que não seja o transporte ferroviário", disse Paffaro.

Atualmente, cerca de 40 km de trilhos que ligam a área ampliada são utilizados pela ALL (América Latina Logística), que loca as linhas para a MRS Logística apenas para transporte de carga. A proposta é que os trens com passageiros passem também por Valinhos, Vinhedo e Louveira e que cheguem a São Paulo, assim como ocorre a partir de Jundiaí.

O governo do Estado anunciou que as audiências públicas iniciam em fevereiro. É importante que elas ocorram porque as reformas, integração com o transporte coletivo urbano e reativação de uma das linhas férreas interferem no cotidiano da população. A reunião desta quinta é aberta às autoridades e imprensa.

Em entrevista ao programa Notícias em Debate, da TVB, exibida em outubro de 2012, o secretário do Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que o estudo de viabilidade da extensão dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de Jundiaí até Campinas estava previsto para ser concluído em dezembro.

De acordo com ele, a partir dos estudos que definirão a demanda e a infraestrutura necessária para operar os trens é que o Estado dará a palavra final sobre a obra.

Fernandes acredita que o trem da CPTM, se vier para Campinas, será uma opção para passageiros que circulam dentro da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e outras cidades do entorno de Jundiaí e São Paulo.

Autoridades confirmadas:
Gilson Pichioli- Diretor de Fomento Industrial (Jundiaí-SP )
Gerson Bittencourt- Deputado Estadual - PT (São Paulo)
Reginaldo Fernando Lourençon- Vereador - PSDB (Louveira - SP)
Sérgio Benassi- Presidente de Transportes e da EMDEC (Campinas - SP)
Pedro Bigardi- Prefeito (Jundiaí – SP)
Celso Arantes- vereador - PT (Jundiaí – SP)
José Carlos Pires- chefe de gabinete- (Jundiaí – SP)
Marcelo Cereser- Secretário de Desenvolvimento (Jundiaí - SP)
Clayton Machado- PSDB- Prefeito (Valinhos-SP)
Paulo Bandina- Secretário de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Valinhos
Dr. José de Almeida Sobrinho- Secretário de Transportes e Trânsito da Prefeitura de Valinhos
Vereador Lorival- PT- vereador (Valinhos- SP)

Fonte: Câmara Municipal de Valinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário