domingo, 3 de fevereiro de 2013

Prefeitura implantará Bilhete Único Mensal em SP

23/01/2013 - Folha de S.Paulo

O Bilhete Único Mensal, promessa de campanha de Fernando Haddad (PT), deve ser implantado no segundo semestre. O cadastramento dos interessados começa em abril. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que a ideia é implantar o sistema em ônibus, metrô e trens da CPTM na mesma data, mas isso ainda está em negociação com o Estado.
O cadastramento, disse ele, é para tentar evitar fraudes, já que o novo bilhete vai permitir usar o sistema um número ilimitado de vezes pagando apenas uma tarifa.

O bilhete atual já foi alvo de golpes, como o "janelinha", que causou à prefeitura perdas R$ 200 milhões por ano. O usuário pagava uma tarifa mais baixa ao fraudador, que lhe entregava o bilhete e o recebia de volta pela janela do ônibus.

Para evitar problemas do tipo, será utilizado um sistema biométrico, pelo qual o passageiro terá de marcar sua digital no momento de passar o cartão pela catraca.
A nova tecnologia vai exigir a mudança dos validadores do bilhete nos ônibus.

Por isso, disse Tatto, o sistema só pode entrar em vigor no segundo semestre, após a licitação para a escolha das novas empresas que irão operar no transporte coletivo.
As viações terão de comprar novos validadores que permitam o uso do sistema biométrico.

O custo da troca dos equipamentos estará embutido nos novos contratos.

Numa primeira etapa, apenas os usuários do Bilhete Único Mensal --e suas variações semanal e diária-- terão de se cadastrar. Mas a ideia, no futuro, é que todos os usuários tenham cadastro para que o bilhete possa ser usado para outros fins.

"Queremos expandir o Bilhete Único, por exemplo, para a Zona Azul e aluguel de bicicletas", afirmou Tatto.

Ele também disse que pretende fazer convênio com bancos, para que o usuário possa comprar crédito direto, sem necessidade de recarga em estações, como hoje. Os próprios celulares poderão ser usados como Bilhete Único, disse o secretário. Mas isso levará mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário