quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Trem da CPTM poderá atender passageiros do aeroporto, diz secretário

05/12/2012 - Valor Econômico

O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, esclareceu, em entrevista ao Valor, que embora o projeto de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que vai ligar São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos não seja exclusivamente voltado aos passageiros executivos que utilizam o aeroporto, parte desse público deverá ser atendido pela linha.

Segundo ele, o projeto chamado de Linha 13-Jade "não é exclusivo" para esse passageiro, já que terá características de transporte de massa, com paradas no Bairro do Cecap, em Guarulhos, por exemplo, mas pode atendê-lo. "Atenderá os funcionários e possíveis executivos que não estão portando bagagens grandes", disse, exemplificando com possíveis viajantes que tenham como destinos cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte.

Para ele, o trem somente não será prático para o passageiro que vai fazer viagem internacional ou viagens mais longas e que leve mais bagagens. "Por isso ainda estudamos que haja dois vagões bagageiros nesse projeto", disse.

O projeto inicial prevê ligação do aeroporto até a Estação da CPTM Engenheiro Goulart, na zona leste paulistana, que não faz conexão com o metrô. Questionado sobre a funcionalidade do projeto para os passageiros, o secretário disse que a intenção é que a segunda fase, que levará o trem até o Brás, na região central de São Paulo e com conexão ao metrô, "saía o mais rápido possível". "Queremos cobrir lacuna de acesso ao aeroporto", disse.

O secretário afirmou ainda que outros locais que concentram público executivo também demandam construção de transporte sobre trilhos. "Alphaville e Barueri querem ligação, que pode ser de trem ou de metrô", disse.

Ainda de acordo com o secretário, o governo paulista estuda um projeto de atendimento com foco específico nos passageiros do aeroporto, que seria trecho do trem regional, com ligação expressa de até 160 quilômetros.

Um projeto parecido chamado de Expresso Aeroporto foi descartado pelo governo de São Paulo após o anúncio de que o projeto do trem de alta velocidade (TAV) teria estações no aeroporto e na região central de São Paulo, e poderia atender essa ligação.

Fonte: Valor Econômico, Por Guilherme Soares Dias



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