segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Produção do novo série 9000 está quase no fim

10/12/2012 - CPTM em Foco, Diego Silva

Os novos trens da Linha 11-Coral (Expresso Leste) já estão quase prontos. A informação veio da própria Alstom, durante conversa com um dos funcionários da empresa que está fabricando as novas composições para a CPTM. Nesse momento, o sexto trem (de um total de nove composições) está em montagem dentro da Alstom, no bairro da Lapa, em São Paulo. Até março, a última composição já deverá estar pronta e em testes. Vale lembrar que, com essa incorporação na frota, será possível ampliar o Expresso Leste, que passará a atender desde Palmeiras-Barra Funda até Suzano.

T01 em testes na Alstom (foto de Denis Castro)

O primeiro trem dessa nova série, vulgo T01, encontra-se em testes no pátio de Presidente Altino, onde ainda recebe as últimas instalações e identificações visuais internas. A expectativa era ter entregado o trem no segundo semestre desse ano, fato que não se concretizou. As informações seriam que esse trem poderia inaugurar o trecho Guaianazes-Suzano até metade do ano que vem. Quando as nove composições estiverem prontas e testadas, a Linha 11 receberá um importante reforço na operação. Mas ainda fica uma incógnita sobre o fator energia: será que a subestação irá aguentar mais de 25 trens em operação conjunta? (atualmente, dezenove composições das séries 2000 e 7000 se revezam na operação de pico).

Salão de passageiros contínuo (foto de Denis Castro)

Os novos trens seguem o padrão da série 8000, fabricado pela CAF: salão contínuo de passageiros, portas mais largas para facilitar o embarque e o desembarque, mas com um detalhe: uma menor quantidade de assentos. Ainda sobre assentos, é possível notar que são assentos lisos, sem a proteção estofada, o que leva em conta o fator manutenção, mas pesa no fator conforto. O Metrô utiliza em quase todas as frotas esse tipo de padrão, mas leva-se em conta a distância percorrida pelos usuários (segundo pesquisa, os usuários do Metrô não passam mais que vinte minutos à bordo, enquanto na CPTM, se passa até mais de uma hora). Atualmente, existe uma licitação aberta para compra de mais 65 trens no mesmo padrão.

Postado por Diego Silva

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