terça-feira, 25 de dezembro de 2012

2012 foi o ano em que a CPTM saiu dos trilhos

13/12/2012 - Diário de São Paulo

Número de panes superou as ocorrências de 2010 e 2011. Obras de melhoria não são sentidas por usuário

Os passageiros que usam a Linha 11 - Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) sofreram ontem, de novo, com a pane mais longa do ano. Um defeito na rede aérea de energia entre as estações Poá e Guaianazes (Zona Leste), que começou às 3h45 da madrugada, só foi resolvido 11 horas depois, às 15h. Os trens circularam por uma única via e a estação Guaianazes ficou lotada pela manhã. O sistema Paese (ônibus gratuitos) foi acionado.

O trecho Guaianazes-Estudantes atende cerca de 30% do total da linha 11 - Coral.

Este ano, desde o dia 4 de janeiro, foram 147 ocorrências somente nos trens da CPTM, segundo levantamento feito pelo "SPTV". Já a companhia reconhece apenas 26 "ocorrências notáveis" - aquelas que causam mais de 20 minutos de paralisação ou quando é necessário implantar o Paese.

Em 2010, segundo dados oficiais da CPTM, houve 49 ocorrências e, em 2011, 42. Em abril, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, já havia previsto um aumento para 51 casos em 2012.

No final de março, após diversas panes seguidas em menos de um mês, o governo anunciou investimentos na malha ferroviária e algumas estações têm ficado fechadas nos finais de semana para obras de melhoria.

Investimentos/A CPTM informou que está modernizando suas seis linhas, com a intensificação dos trabalhos aos finais de semana e feriados. Executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. No caso da Linha 11-Coral, as obras visam ampliar o serviço do Expresso Leste de Guaianazes até Suzano. Para tanto, as estações Ferraz de Vasconcelos e Suzano estão sendo reconstruídas, com previsão de conclusão até 2014. Os investimentos são da ordem de R$ 232,4 milhões.

Fonte: Por Carol Rocha - Diário de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário