sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Trens antigos não rodam mais na Linha 8 – Diamante da CPTM

> 15/11/12 - Via Trólebus
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> Passageiros da Linha 8 – Diamante já contam apenas com novas composições da série 8000 no ramal que liga a estação Julio Prestes, no centro da capital até o município de Itapevi. Dos 36 trens adquiridos 25 já estão nas dependências do pátio Altino da CPTM. Os novos trens possuem uma série de inovações, entre elas o salão continuo (gangway) e ar refrigerado.
> Por consequência, as antigas composições da série 5000 deixaram de circular na linha 8. De acordo com informações na última terça feira foi o último dia em que os chamados "fepasões" prestaram serviços após 33 anos de operação.
> Este Trem foi fabricado entre 1978 e 1980 pelo consórcio CCTU (formado pelo consórcio Francorail, Société MTE , Brown Boveri, Traction Cem Oerlikon e Jeumont Schneider) para a Linha Oeste da FEPASA, que o nomeou série 9000. Como representante do CCTU no Brasil foi escolhida a COBRASMA – Companhia Brasileira de Materiais Ferroviários, que foi responsável pela revisão de entrega dos primeiros trens (vindos inteiramente montados da França) e da montagem (em regime de CKD – Completely Knocked Down) dos 80 TUE's restantes.
> As 20 primeiras unidades (de um total de 100) foram totalmente fabricadas na França, sendo as 80 restantes montadas no Brasil pela Cobrasma, localizada no município de Osasco.
> Na metade da década de 80, a FEPASA renomeou toda a sua frota de carros, e assim, os chamados "trens franceses" foram renumerados dentro da Série 5000. Sua numeração passou a ser UI 5XXX, onde o UI significava "Unidade Inoxidável" seguida da série do trem (Série 5000) mais dos números de identificação de cada TUE (seqüêncial).
> Em 1992, a operação das linhas da FEPASA foram repassadas à nova empresa CPTM, que operava as linhas Oeste e Sul da Fepasa, porém os valores arrecadados na bilheteria eram repassados à FEPASA. Somente no ano de 1996 a CPTM passou a operar totalmente as novas Linhas B e C (atuais 8 – diamante e 9 – esmeralda). O fepasão era o maior trem operacional da CPTM, sendo que cada composição possuía 12 carros, divididos em 2 TUE's de 6 carros.
> Estas composições não devem rodar em outras linhas.
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> Por Renato Lobo
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