sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Governador lança edital da Linha 9

15/11/2012 - CPTM

Na última quinta-feira, 15, o governador Geraldo Alckmin lançou o edital de pré-qualificação da extensão até Varginha, da Linha 9-Esmeralda, da CPTM.

A pré-qualificação agilizará o processo licitatório para a contratação da empresa que executará as obras civis de ampliação do trecho entre Grajaú e Varginha, ao permitir que as empresas interessadas no certame apresentem antecipadamente os documentos exigidos. A CPTM, que é responsável pela implantação do projeto, posteriormente, avaliará e julgará esses documentos, publicando a relação das empresas pré-qualificadas para participarem da concorrência.

A Companhia prevê a conclusão do processo licitatório no início do próximo ano, com expectativa de começar as obras ainda no primeiro semestre. O vencedor do certame terá prazo de 18 meses para concluir o empreendimento, cujo investimento é da ordem de R$ 350 milhões.

Sobre o empreendimento

A extensão da Linha 9 ocorrerá em um trecho que já pertence à CPTM. Ao todo são 4,5 quilômetros de extensão entre Grajaú e Varginha, região Sul da capital paulista. As obras contemplarão a implantação da infraestrutura, com via permanente, rede aérea, sinalização e sistemas de energia. Duas estações serão construídas e a demanda estimada é de 110 mil usuários por dia útil.

As estações denominadas Mendes-Vila Natal e Varginha terão todos os itens de acessibilidade, como elevadores e rampas, rota podotátil, comunicação em braile, sanitários adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de banheiros públicos. Cada estação também terá um bicicletário. Um dos destaques da estação Varginha será a integração com o futuro terminal de ônibus que a SPTrans implantará no local.

A ampliação da linha férrea beneficiará diretamente os moradores do extremo-sul, incluindo a região de Grajaú, a Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e o Conjunto Residencial Palmares. Quando entrar em operação, o novo trecho permitirá o acesso rápido da população ao transporte sobre trilhos e de alta capacidade, com redução no tempo de deslocamento das pessoas.

Estudos indicam que o ganho do tempo de viagem entre o modo sobre trilhos [trens] e sobre pneus [ônibus], para fazer o percurso entre Varginha e o centro da cidade, será de 70 minutos, no pico da manhã, e cerca de 100 minutos, no pico da tarde.

Atualmente, a Linha 9-Esmeralda conta com integrações gratuitas com o metrô, nas estações Santo Amaro [Linha 5-Lilás] e Pinheiros [Linha 4-Amarela]. Há também conexão com a Linha 8-Diamante, da CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino, além das linhas de ônibus nas estações Grajaú, Jurubatuba, Santo Amaro, Morumbi, Berrini, Pinheiros, Osasco.

A expansão dos transportes sobre trilhos é importante também do ponto de vista ambiental, ao promover a redução do trânsito e a consequente diminuição na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, uma vez que os trens são movidos à energia elétrica.

Perfil da Linha 9-Esmeralda

A Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú] tem atualmente 31,8 quilômetros de extensão e 18 estações: Osasco, Presidente Altino, Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré, Cidade Universitária, Pinheiros, Hebraica-Rebouças, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi, Granja Julieta, Santo Amaro, Socorro, Jurubatuba, Autódromo, Primavera-Interlagos e Grajaú, todas acessíveis. Por dia, a linha transporta cerca de 500 mil usuários.

A exemplo das demais linhas, a CPTM também está investindo na modernização da infraestrutura da Linha 9-Esmeralda, com a implantação de novos sistemas de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente. A conclusão dessas obras permitirá que os novos trens que já estão sendo entregues para a frota da Companhia tenham melhor desempenho, com impacto na redução do intervalo e aumento da oferta de lugares.



Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário