sexta-feira, 28 de maio de 2010

CPTM completa 18 anos de fundação



28/05/2010- Revista Ferroviária

Clique para ampliar
CCO do Brás, inaugurado no ano passado

A Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) completa 18 anos de fundação nesta sexta-feira, 28 de maio. A CPTM tem um importante papel no sistema de transporte da cidade, inteligando a Capital ao ABC e Grande São Paulo, atendendo 22 municípios, em seis linhas (Rubi, Diamante, Esmeraldo, Turquesa, Coral e Safira).
Desde a sua criação, a companhia passou por uma série de transformações para aprimorar a qualidade dos seus serviços, principalmente nos últimos três anos, quando começou a receber investimentos significativos do Governo do Estado por meio do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos.
Hoje, a CPTM possui 89 estações operacionais; frota de 119 trens disponíveis para operação e faz em média 2.250 viagens por dia útil. Só as estações Brás, Luz e Barra Funda recebem juntas quase 50% do movimento diário total. Quase sete mil ferroviários trabalham na Companhia para manter esse sistema em funcionamento.
No ano passado, a companhia atingiu a marca de 1 milhão 707 mil passageiros transportados por dia útil, um crescimento de 10,2% em relação a 2008, e tem recebido investimentos do Governo do Estado para melhorar seus números.
A CPTM está modernizando sua frota; já começou a receber os novos trens fabricados pela CAF; realizou sua primeira PPP (Parceria Público-Privada) para o fornecimento de 36 trens novos e manutenção da frota da Linha 8-Diamante por 20 anos, também vencida pela CAF; inaugurou os Expressos Turísticos para Jundiaí e Mogi das Cruzes, e a nova central de segurança, no CCO do Brás, com equipamento de alta tecnologia.
Para marcar a data, será realizada hoje, às 18h, a apresentação da Orquestra Jovem de Ribeirão Pires no Espaço Cultural CPTM na Estação Brás (que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira).
História
A Companhia foi fundada em 28 de maio de 1992, com a promulgação da Lei Paulista n° 7.861, assumindo os sistemas de trens da Região Metropolitana de São Paulo, operados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e pela Ferrovia Paulista S/A (Fepasa). Na ocasião, recebeu 261 km de linhas, que se encontravam sucateadas e precisavam de investimentos.
Somente dois anos depois, em 1994, a CPTM efetivamente começou a operar as antigas Linhas A e D  (atuais 7-Rubi e 10-Turquesa) e  E e F (atuais 11-Coral e 12-Safira), que pertenciam à CBTU. Em 1996, a Companhia passou a controlar os serviços da Fepasa, com as antigas Linhas B e C (atuais 8-Diamante e 9-Esmeralda).
 Confira as galeria de fotos da CPTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário