sexta-feira, 21 de maio de 2010

Os 18 Anos da CPTM



21/05/2010 - CPTM

No dia 28 de maio, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] completará 18 anos de fundação [confira histórico abaixo] e, para celebrar a data com os usuários, serão realizadas apresentações musicais no Espaço Cultural CPTM na Estação Brás [que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira]. Os shows acontecerão sempre às 18 horas.

Programação

26/05 [quarta-feira]- Banda DixY - Souza Lima 
Formada em 2008 por alunos do Conservatório Souza Lima, a banda destaca-se pelo repertório pop/rock.

27/05 [quinta-feira] - Orquestra Experimental Pró-Morato [OEXP]
A orquestra é composta por jovens músicos com idades entre 16 e 24 anos, moradores da cidade de Francisco Morato. Ela nasceu de um projeto artístico para promover a inclusão cultural da comunidade local.

28/05 [sexta-feira] - Orquestra Jovem de Ribeirão Pires
Os músicos fazem parte da Escola Municipal de Música, mantida pela Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires. A instituição oferece gratuitamente oficinas e cursos preparatórios [piano, violino, clarinete etc] a jovens do município.

Para marcar o aniversário da CPTM, além dos shows, estão sendo pintados grafites em homenagem à Copa do Mundo de futebol nos muros da Estação Domingos de Moraes [Linha 8-Diamante]. A arte será finalizada no dia 25 de maio [terça-feira].

História da CPTM

A Companhia foi fundada em 28 de maio de 1992, com a promulgação da Lei Paulista n° 7.861, segundo a qual deveria assumir os sistemas de trens da Região Metropolitana de São Paulo, operados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU [Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo - STU/SP] e pela Ferrovia Paulista S/A - Fepasa, de forma a assegurar a continuidade e a melhoria dos serviços. Com isso, recebeu uma herança de mais de um século: 261 km de linhas que se encontravam sucateadas e precisavam de investimentos.

No entanto, foi em 1994 que a CPTM efetivamente começou a operar as antigas Linhas A e D [atuais 7-Rubi e 10-Turquesa] e E e F [atuais 11-Coral e 12-Safira], que pertenciam à CBTU. Em 1996, a Companhia passou a controlar os serviços da Fepasa, com as antigas Linhas B e C [atuais 8-Diamante e 9-Esmeralda].

Desde sua criação, a Companhia experimentou uma série de transformações para aprimorar a qualidade dos seus serviços, principalmente nos últimos três anos, quando passou a receber investimentos significativos do Governo do Estado por meio do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos. Uma das principais metas é quadruplicar a rede sobre trilhos com qualidade de metrô dos 60 km no início de 2007 para 240 km [sendo 162 Km em trilhos da CPTM e 78 Km no Metrô] até final de 2010.

As mudanças também se refletiram em um novo conceito de relacionamento com seus usuários e a comunidade, por meio de ações de cunhos educativo, cultural e de inserção social.

Hoje a CPTM possui 89 estações operacionais em seis linhas e atende 22 municípios. A frota atual conta com 119 trens disponíveis para operação e faz uma média de 2.250 viagens por dia útil. Só as estações Brás, Luz e Barra Funda recebem juntas quase 50% do movimento diário total. Quase sete mil ferroviários trabalham na Companhia para manter esse sistema em funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário