terça-feira, 4 de maio de 2010

Licitação para estação Suzano sai em 15 dias



02/05/2010 - Diário do Alto Tietê

O edital para abertura do processo de licitação para a construção da nova estação de Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deve ser publicado em duas semanas, segundo o presidente da empresa, Sérgio Avelleda. A afirmação foi dada ontem, com exclusividade ao DAT, durante sua presença na inauguração do Terminal Central, em Mogi das Cruzes. Avelleda destacou também que nove trens já foram adquiridos pela companhia. As composições fazem parte da expansão do Expresso Leste, e passarão a circular na Linha 11 Coral, entre Ferraz de Vasconcelos e Suzano.
Durante audiência pública para discutir as reformas na estação de Suzano, realizada em março, na Câmara, o presidente da CPTM havia dado abril como prazo para abertura do processo de licitação. No entanto, a finalização do projeto executivo e a negociação com a MRS Logística para separar as linhas dos trens de carga dos de passageiros atrasou o procedimento. "Mas já concluímos e, até a próxima semana, vamos divulgar o edital no Diário Oficial", destacou.
O projeto prevê investimentos na ordem de R$ 38 milhões. A estação de Suzano abriga atualmente duas plataformas, uma passarela de metal, dois saguões com bilheterias e catracas e três linhas férreas, sendo duas destinadas a passageiros e uma para trem de carga. No local, a previsão é que sejam construídas uma nova linha, que se integrará às três existentes, e duas outras plataformas, nas quais as composições aportarão pelas duas laterais de cada um dos locais de embarque e desembarque de passageiros.
Além das melhorias nas plataformas, o projeto prevê ainda a criação de um mezanino, com bilheteria, lojas, central de atendimento ao usuário e prestação de serviços. A nova estação contará também com uma passarela que permitirá o acesso à rua Doutor Prudente de Moraes e à avenida Major Pinheiro Fróes. Para facilitar o acesso das pessoas portadoras de deficiência física, a proposta da CPTM é construir elevadores nas laterais da estação. Além disso, haverá acessibilidade com escadas rolantes e piso tátil. A estimativa é que o Expresso Leste chegue até Suzano entre o final de 2011 e início de 2012, quando a nova estação também será inaugurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário