terça-feira, 4 de maio de 2010

Itapevi-Amador Bueno receberá modernização



03/05/2010 - CPTM

Desde sábado (1º), o serviço de trem gratuito entre Itapevi e Amador Bueno, na extensão da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), está interrompido e será substituído por ônibus gratuitos para a execução das obras de modernização total da via permanente, rede aérea e estações. As obras, cuja duração estimada é de 18 meses, permitirão que o trecho da extensão tenha a qualidade da linha principal e possa receber composições mais modernas, substituindo os dois trens de origem japonesa, fabricados em 1958.
O programa receberá investimento de R$ 66,8 milhões e deverá estar concluído até o final de 2011. Com as reformas e a adaptação de toda a via permanente do trecho, a bitola do trilho, que hoje é estreita (um metro), será mudada para o padrão de bitola larga (1,60m), adotado em todas as linhas da CPTM.
A linha de ônibus criada para atender o trecho entre Itapevi e Amador Bueno atuará de acordo com características definidas pela Prefeitura de Itapevi em um convênio firmado com a CPTM e funcionará nos mesmos moldes da operação gratuita do trem, garantindo o deslocamento do usuário que já utilizava o serviço prestado pela Companhia.
O projeto integra o Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos, por meio do qual o Governo de São Paulo investirá até 2011 R$ 23 bilhões na modernização da malha ferroviária e ampliação do Metrô. Para a Linha 8-Diamante, além das reformas previstas, houve a aquisição de mais 36 composições, com oito carros cada uma, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), já assinada.
Uma das principais metas do Plano de Expansão é transformar 160 quilômetros de linhas da CPTM em qualidade de metrô. Com esses empreendimentos, a previsão é diminuir o tempo médio de viagem em 25% no sistema metro-ferroviário e ampliar em 55% o número de passageiros transportados sobre trilhos, melhorando diretamente a qualidade de vida das pessoas.

Um comentário:

  1. ISTO SERÁ MUITO BOM PARA A POPULAÇÃO DE ITAPEVÍ QUE ELES MERECEM NOVAS ESTAÇÕES E NOVOS TRENS POR QUE ESSES TRENS JÁ AGUENTARÃO O BASTANTE E EU ACREDITO NO GOVERNO DE SÃO PAULO

    ResponderExcluir