sexta-feira, 4 de junho de 2010

Usuários aprovam detectores de metal em estação de trem em SP


04/06/2010 12h20 - Atualizado em 04/06/2010 12h45


Três unidades foram instaladas na estação Brás da CPTM.
Agentes também utilizam detectores manuais portáteis.

Do G1 SP
Mesmo com o feriado prolongado de Corpus Christi na quinta-feira (3), a movimentação na estação Brás da CPTM foi intensa nesta sexta (4). Três detectores de metais foram montados para fazer a revista dos passageiros. Eles têm quatro sensores, dois em cima e dois em baixo. Dessa forma, a luz do detector se acende no lado onde há objetos de metal.
As bolsas femininas são as mais difíceis de revistar, mas, mesmo assim, a maioria dos passageiros aprova a medida. “É bom pra nossa segurança, né? Por exemplo, tem muitos loucos por aí que entram em supermercado esfaqueando as pessoas. Principalmente nos trens da periferia. À noite, nos últimos vagões, tem muita violência”, diz Vitor Amador, auxiliar de logística.
Quando há muitas sacolas e volumes nas mãos, os agentes ainda usam outro detector manual, que é mais preciso. No entanto, tem gente que ainda fica em dúvida. “Acho que era o maço de cigarros ou o cartão. Ou o cinto, vai saber?” diz o estoquista João Frisa.
A CPTM disse que os detectores estão passando por ajustes para funcionar melhor. De acordo com a companhia, o equipamento é calibrado para detectar volumes, como uma arma. No entanto, ele também pode acusar pessoas com poucos objetos, dependendo da distância dos sensores.
Os 24 portais com sensores podem ser deslocados de uma estação para outra segundo a necessidade da companhia. As revistas são surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário