quinta-feira, 24 de junho de 2010

Condephaat tomba estações da CPTM



Empresa paulista herdou locais da SP Railway
CPTM investe na preservação do patrimônio


Algumas estações que faziam parte da SPR (São Paulo Railway), primeira ferrovia paulista, foram tombadas Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

Pertencentes à malha da CPTM, as estações Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, da Linha 10-Turquesa [Luz-Rio Grande da Serra], e Caieiras, da Linha 7-Rubi [Luz-Jundiaí], da CPTM, possuem prédios da década de 1880.

Além delas, a antiga estação de Santos, popularmente conhecida como estação do Valongo e hoje pertencente à prefeitura local, também passou pelo processo de tombamento. Todas estão entre as últimas estações que mantiveram a arquitetura original da segunda metade do século XIX, trazida pelos ingleses da SPR.
Mesmo em pleno processo de modernização, a CPTM vem mantendo o compromisso de zelar pelo seu patrimônio histórico. De acordo com a empresa, uma demonstração disso é que as três estações tombadas continuam prestando serviços, juntas, a cerca de 35.500 usuários todos os dias.

Outro exemplo são as estações Luz e Brás [que passaram por restauro], e Julio Prestes, já tombadas e que estão em plena operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário