terça-feira, 24 de setembro de 2013

Governo paulista anuncia melhorias em linhas da CPTM

24/09/2013 - DCI / Valor Econômico

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, 23, três importantes obras na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O início das obras da Linha 13-Jade, extensão da Linha 9-Esmeralda e entrega de seis novos trens para a Linha 8-Diamante.

As boas notícias para o transporte na região metropolitana têm investimento total do governo do estado. "Uma grande economia. Estava previsto praticamente R$ 400 milhões e contratamos por R$ 274 milhões. São mais de 20% de desconto", disse o governador, referindo-se as obras da Linha 9 - Esmeralda.

A linha 9 vai de Osasco até Grajaú e será estendida até Varginha, extremo sul da capital, com mais 4,5 km, sendo duas novas estações - Mendes e Varginha.

As obras incluem os sistemas de sinalização, material rodante, projetos e desapropriações, e as estações terão todos os itens de acessibilidade, como rota tátil, banheiros adaptados, comunicação em braile, elevador, rampas e escadas rolantes e bicicletários para maior comodidade dos usuários.

Linha 13-Jade

A Linha 13-Jade sairá da estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), em direção a Guarulhos, com duas novas estações, Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O investimento da obra foi de R$ 1,1 bilhão, com desconto de 27% em relação ao orçamento previsto. Já o investimento total estimado para implantação da nova linha é de R$ 2,1 bilhões, que prevê, além das obras civis, os serviços de supervisão e sistemas de energia e material rodante.

"Finalmente o trem para Guarulhos, que será uma nova linha. Com isso, nós completaremos 12 linhas, 5 de metrô e 7 de CPTM", afirmou Alckmin.

A Linha-13 entrará em operação em 2015 e vai beneficiar cerca de 120 mil usuários por dia, inicialmente.

Novos trens

Alckmin também entregou seis novos trens da série 8000 para a Linha 8-Diamante. São 36 trens até agora, que foram adquiridos por meio de Parceria Público Privada (PPP).

"Cada trem tem 8 carros cada um, sendo 48 carros no total, com ar condicionado, acessibilidade, câmeras de vídeo e maior motorização", destacou o governador.

Valor Econômico

Alckmin em busca de agenda positiva no Metrô

Pressionado pela série de denúncias de irregularidades cometidas por empresas que atuam no transporte público no Estado, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), buscou ontem impor uma agenda positiva no setor. Anunciou uma série de investimentos, da ordem de R$ 2,8 bilhões, na construção e extensão de linhas de trem metropolitano. Questionado sobre a suspeita de que um funcionário teria repassado informações a um possível beneficiário do esquema, Alckmin disse ter dado "ordem expressa" de investigação, mas por ora o servidor será mantido no cargo.

Alckmin autorizou o investimento em obras de implantação da linha de trem 13-Jade, que ligará a capital ao aeroporto internacional de Guarulhos. Também será iniciada a extensão da linha 9-Esmeralda até Varginha, no extremo sul da capital. Executarão o serviço HFTS e CST - empresas como a Alstom e a Siemens, que encabeçam a lista de possíveis envolvidos em irregularidades, não compõem os consórcios. A previsão de entrega da obra é de 18 meses.

O evento no qual Alckmin fez os anúncios foi tocado com o cuidado necessário para evitar constrangimentos ao governador. No ano passado, ele e o então candidato à Prefeitura da capital paulista, José Serra (PSDB), foram hostilizados por passageiros que reclamavam da qualidade do transporte. Dessa vez, Alckmin inaugurou um dos seis novos trens que vão reforçar a operação na linha 8-Diamante. Rompeu a fita inaugural e fez curta viagem até a estação seguinte. Poucos passageiros dividiram o vagão com o governador, que se manteve na maior parte do trajeto dentro da cabine do maquinista.

Suspeito de repassar dados internos do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o engenheiro Pedro Benvenuto, atual secretário-executivo do conselho de Parcerias Público-Privadas do Planejamento será, pelo menos por ora, mantido no cargo.

Segundo Alckmin, "a ordem é expressa para a Corregedoria fazer a investigação completa. Se tiver algum servidor público envolvido, ele será responsabilizado". Mas em um primeiro momento, Benvenuto ficará no cargo. "Vamos aguardar o início ao menos da investigação", observou o governador.

Benvenuto, segundo reportagem do jornal "Folha de S. Paulo", frequentava o escritório e levava dados ao consultor José Fagali Neto, investigado pela Polícia Federal por suspeita de ter intermediado o pagamento de propina da Alstom.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que a investigação sobre o caso já está em andamento. "Não vamos nos precipitar. Estou sabendo dos dados e a Corregedoria vai receber toda a informação. Vamos ver se há informação sigilosa [que foi repassada]".

Sobre a atuação de Benvenuto, à época coordenador de gestão e planejamento da Secretaria de Transportes Metropolitanos, Jurandir disse ser impossível controlar as atividades de todos os seus funcionários. "Eu não tenho controle. Nem eu, nem você, nem ninguém. O que a pessoa faz à noite, no fim de semana ou na hora do almoço, isso é da pessoa. Tenho 17 mil funcionários", alegou.

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