domingo, 1 de setembro de 2013

Monotrilho da linha 15 terá prolongamento até Ipiranga

31/08/2013 - Folha de SP / Diário de SP

Leia: Edital da Linha 6 do Metrô, orçada em R$ 8 bi, será relançado no dia 6

O monotrilho da linha 15-prata do metrô de São Paulo terá um prolongamento até o Ipiranga, bairro na zona sul.

O governo estudava a ampliação há alguns meses, mas o anúncio oficial foi feito ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em visita às obras da linha na zona leste.

Inicialmente, a linha ia da Vila Prudente à Cidade Tiradentes, ambas na zona leste. Com a mudança, quando estiver totalmente concluída, ela começará no Ipiranga.

O primeiro trecho, entre as estações Vila Pudente e Oratório, será entregue em janeiro --o governo prometia entregá-las até dezembro.

A primeira parte da linha chegará a São Mateus; a segunda irá até Cidade Tiradentes.

O novo trecho anunciado ontem terá 2,2 km e vai ligar o monotrilho à estação Ipiranga da linha 10-turquesa da CPTM, localizada na avenida Presidente Wilson.

A ampliação é uma tentativa de desafogar a rede, já que a extensão vai integrar a nova linha ao ramal que atende ao ABC Paulista e à linha 3-vermelha do metrô.

"Isto atende melhor ao usuário, distribui a demanda para não ter uma superlotação aqui em Vila Prudente", afirmou Alckmin.

"Esse primeiro trecho até São Mateus a estação de Vila Prudente comporta bem. Vamos ter 300 mil passageiros por dia. Quando começarmos a chegar a Cidade Tiradentes, em que a população de usuários vai chegar a 450 mil, 500 mil, vamos precisar ter uma válvula de escape", disse o secretário Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos).

Na previsão dele, a segunda etapa e a extensão até o Ipiranga serão entregues entre 2016 e 2017. No total, o investimento no monotrilho é de R$ 5,5 bilhões.

Os primeiros trens do monotrilho devem chegar ao país em setembro, para início dos teste em outubro, segundo Alckmin.

A linha terá 54 trens, com sete carros cada. Mas Fernandes diz que, com o novo trecho, a frota poderá aumentar "em quatro ou cinco" composições. Segundo ele, a compra seria possível com um aditivo de 10% no contrato, dentro do limite legal.

O contrato foi firmado com a Bombardier, investigada pelo Cade e pelo Ministério Público por suspeita de integrar cartel em outra licitação.

LINHA LARANJA

Alckmin também disse ontem que o governo publicará o novo edital da linha 6-laranja no próximo dia 6.

A licitação da linha, em forma de PPP (Parceria Público-Privada), não teve interessados e o governo foi obrigado e reformular as regras.



Centro de São Paulo terá nova estação de trem, diz secretário

A linha 10-turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) será ampliada até o centro histórico de São Paulo.

A informação foi dada ontem pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, ao explicar as possibilidades que o monotrilho da linha 15-prata irá trazer aos passageiros.

O monotrilho vai ligar o extremo leste à estação Vila Prudente, da linha 2-verde do metrô. Ontem foi anunciada uma ampliação dali até a estação Ipiranga da linha 10.

"Se você estiver no monotrilho e quiser ir à Paulista, você chega à Vila Prudente, entra no metrô e vai embora para a Paulista. Se quiser ir para o centro, continua no monotrilho, desce no Ipiranga e lá pega a linha 10 e vai para o centro", disse Fernandes.

Atualmente, a linha começa em Rio Grande da Serra e termina na estação Brás, onde permite conexão com a linha 3-vermelha do metrô e as linhas 11 e 12 da CPTM.

"Futuramente, com a estação Campos Elíseos, que nós vamos fazer lá em frente à Luz, vamos voltar a levar a linha 10 para a Luz. Isso é mais para o futuro", disse o secretário.

No passado, a linha 10 era chamada de D-bege e tinha como ponto final a estação Luz. Ainda não há prazo nem local exato para a nova estação.

SERVIÇO EXPRESSO

No plano de expansão da CPTM está prevista uma ligação entre o ABC e a Luz, por meio do chamado Expresso ABC. A ideia é fazer o percurso da linha 10 em vias independentes e oferecer um serviço expresso até as estações de São Caetano do Sul, Santo André e Mauá.

A previsão inicial era de iniciar o serviço de 25 km em 2015, com demanda de 322 mil passageiros/dia.

Diário de São Paulo

Monotrilho agora vai até o Ipiranga

Alckmin anuncia a extensão em 2,2 quilômetros da Linha 15 do Metrô; investimento chega a R$ 5,5 bi.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou, ontem, a extensão da Linha 15-Prata do Metrô. O monotrilho ganhou mais 2,2 km e, agora, chegará ao bairro do Ipiranga, na Zona Sul. O anúncio foi feito durante inspeção às obras da Estação Oratório, uma das 18 que vão compor os 26,6 km do trecho total.

A nova linha vai permitir a integração com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), chegando à Cidade Tiradentes. "Isto vai distribuir a demanda de usuários na Zona Leste, desafogando a Vila Prudente", disse o governador.

A previsão é que o primeiro trecho da Linha 15, formado pelas estações Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório (a ser usado para manobras),  seja inaugurado em janeiro.

Alckmin destacou que o monotrilho de São Paulo vai ser  o primeiro do país. "Além disso,  será o de maior capacidade do mundo, porque vai ter 54 trens, 378 carros e vai levar até 50 mil passageiros por hora", prometeu.

O chefe do executivo apresentou também o veículo que vai possibilitar aos técnicos implantarem as barras de alimentação de energia dos futuros trens, sem que a Avenida Anhaia Mello seja bloqueada. O investimento total da obra está orçado em R$ 5,5 bilhões.

Mesmo buscando intensificar uma agenda positiva após as denúncias de cartel nas licitações de trens para o Metrô e CPTM, o governador não escapou das perguntas sobre o tema. "Já estamos fazendo com a Corregedoria Geral as investigações. Trouxemos a sociedade civil para dar transparência. Se for comprovado (o cartel), haverá punição exemplar", garantiu.

Linha 9 da CPTM chegará à estação de Varginha

Até o final deste ano os bairros do Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares vão ser beneficiados com mais duas estações de trem.  A CPTM confirmou, ontem, que já está em fase de contratação das empresas para executar as obras de ampliação da Linha 9-Esmeralda, que percorre a Marginal Pinheiros.

Segundo a empresa, serão construídos mais 4,5 quilômetros de malha metroferroviária para a implantação das novas estações, que vão se chamar Mendes e Varginha. O custo inicial da obra está previsto em  R$ 727 milhões e o trecho vai atender aproximadamente 110 mil usuários por dia, no extremo Sul de São Paulo, segundo a companhia do governo estadual. O prazo para a conclusão das obras é até o final do ano que vem.

2 comentários:

  1. A capacidade do Monotrilho previsto para a linha 15-Prata, para carruagens com largura de 3,15 m (Standard), e comprimento da composição total de ~86 m e com 7 vagões, é de ~1000 pessoas, concorrendo com o BRT e o VLT, contra para a mesma largura, porém com comprimento de ~132 m e com 6 vagões é de ~2000 pessoas para o Metrô, e com comprimento de ~170 m e com 8 vagões é de ~2550 pessoas para os Trens Suburbanos, significando com isto que a capacidade do metrô e dos trens suburbanos são no mínimo o dobro do monotrilho, trafegando na mesma frequência.

    A taxa de ocupação máxima recomendada mundialmente é de 6 pessoas por m².

    Comparativos: A capacidade é expressa em número de passageiros por hora por sentido (p/h/s), assim BRT, VLT, Monotrilho – 4000 a 25000 p/h/s, vagões, é de ~1000 pessoas, são considerados de “Média demanda”, enquanto Metrô, Trens suburbanos – 20000 a 60000 p/h/s sendo considerados de “Alta demanda”.

    Estão previstas plataformas centrais para saídas de emergência em todo seu trajeto, obrigatórias para esta função, constam na especificação técnica que iram existir, além das escadas retráteis!!! (de uso duvidoso).

    A largura padronizada dos carros para os três são de 3,15 m. Não confundir com os trens suburbanos espanhóis da CPTM-SP e alguns da SUPERVIA-RJ de 2,9 m que possuem uma plataforma (gambiarra) em frente ás portas para compensar o vão.

    O monotrilho da linha 15-Prata, com ~26,5 km, Ipiranga, Cidade Tiradentes irá trafegar em uma região de alta demanda reprimida na zona Leste, com a intenção de migração de parte da linha 3-Vermelha (a mais saturada do sistema) maior do que as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e a futura 6-Laranja, e já nasce subdimensionado, além de ser uma tremenda incógnita, quando ocorrer uma avaria irá bloquear todo sistema, pois ao contrário que ocorre com os trens suburbanos, metrô e VLT em que o chaveamento em “Y” é simples, facilitando a interpenetração e integração em linhas diversas, nos monotrilhos a mudança das carruagens para a via oposta se da de maneira complexa, com grandes distâncias entre si entre as estações, além de trafegarem em média a 12 m do piso.

    A melhor opção seria o prolongamento da linha 2 Verde, com bifurcação em “Y” na estação Vila Prudente, com a previsão da futura linha para Vila Formosa, e até São Mateus e a partir daí seguir em VLT ou Monotrilho, até a cidade Tiradentes, (Após as obras começadas, a estação terminal será na estação Ipiranga da CPTM), Vila Prudente basicamente será uma estação de transbordo.
    (continua)

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  2. (continuação)
    Os planos da CPTM de desativar a estação Julio Prestes CPTM em foco-“Estação Júlio Prestes poderá ser fechada”, sob a alegação que esta subutilizada, é mais um capítulo do descaso que se impõem aos usuários de trens suburbanos, faz com que todos tenham prejuízos com esta decisão, porém os usuários da linha 10-Turquesa (ABC) foram os mais prejudicados.
    Se a estação Júlio Prestes hoje se encontra subutilizada, é porque os planejadores não tiveram a sensibilidade de visualizar que esta estação terminal, só têm condições de receber composições provenientes de Barra Funda / Água Branca / Bom Retiro, inclusive os futuros trens regionais procedentes de Campinas, Sorocaba, entre outras cidades do interior, linha 7 procedente de Francisco Morato e linha 8 procedente de Itapevi e que só pode ser usada como terminal, que fica próxima e esta subutilizada, uma passagem subterrânea poderia interligar estas duas estações com distância semelhante a percorrida pelos usuários da linha 10 até a estação da linha 3 do metrô no Brás podendo os usuários terem acesso as linhas 1 e 4 do metro na Luz, ficando com três linhas de metro a disposição.
    A estação da Luz já estava com seu limite esgotado quando teve por um planejamento mal executado a instalação uma estação subterrânea como terminal da linha-4 Amarela do Metro, esta estação do Metro deveria ser em outro local, jamais na Luz, sem que a estação Nova Luz, e a de Bom Retiro estar concluída, e antes que tentem justificar que os subterrâneos da estação Júlio Prestes esteja tombada, e por isto que a linha-4 Amarela não foi instalada lá, é a mesma situação da Luz.

    A Estação Nova Luz que dizem estar planejada para ficar no lado oposto a Júlio Prestes, e poder ser utilizada como uma futura estação de integração com o TAV e ser interligada a ambas, pois a Luz é uma estação de característica de passagem, e não terminal, e é um desperdício logístico utilizá-la como esta sendo feito atualmente. O tempo perdido entre a chegada da linha 7 na Luz, desembarque, manobra para entrar na linha oposta, embarque e partida, chega próximo aos 4 minutos em plena região central de São Paulo, ficando claro ser um desperdício utiliza-la como terminal.

    O resultado disto é que hoje temos um caos na Estação da Luz, enquanto que a uma quadra a Estação Júlio Prestes está subutilizada em um local estratégico, cujo destino previsto é de uma sala com “N” finalidades porem nenhuma como estação ferroviária de passageiros.

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