sexta-feira, 16 de julho de 2010

Implantação de Trem Guarulhos corre risco com projeto de outro aeroporto


Francisco X Sampaio    16/06/2010 16:45 Guarulhos Web

Estado argumenta que há falta de estímulos para os empresários que pretendem explorar a linha expressa


A demora na implantação do Trem Guarulhos e do Expresso Aeroporto, aliada a uma possível construção de um aeroporto pela iniciativa privada, no município de Caieiras, distante 35 quilômetros da Capital, pode inviabilizar de vez a implantação da linha férrea expressa - que partiria da Capital com destino a Guarulhos.

O governo estadual atrela o inicio das obras a investimentos da União no Aeroporto Internacional de Guarulhos e a construção do terceiro terminal. Um dos argumentos utilizados pelo Estado é a falta de estímulos para os empresários que pretendem explorar a linha expressa. As obras civis representam o item principal na implantação deste empreendimento, incluindo 14 km de obras em superfície, 8,8 km de elevados e 5,5 km de subterrâneos incluindo o cruzamento da área central de São Paulo.

Miguel Nelson Choueri, coordenador municipal de Assuntos Aeroportuários, não acredita na possibilidade da construção de um aeroporto em Caierias. "A área cogitada, que é da empresa Melhoramentos, é muito acidentada e está em área de manancial, além disso, o custo de operações seria altíssimo". Segundo apurou o Guarulhos Hoje, duas grandes empreiteiras teriam se unido com o objetivo de construir um novo aeroporto na região metropolitana, caso o governo federal aceite passar à iniciativa privada a administração desse tipo de empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário