sábado, 23 de março de 2013

CPTM atrasa aquisição de 65 trens

22/03/2013 - Diário do Grande ABC

Ao contrário do modelo atual do sistema ferroviário metropolitano, os novos trens não serão destinados a uma linha específica, e sim a todos os itinerários.

Fábio Munhoz

O governo do Estado irá atrasar a entrega de 65 composições para as seis linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A licitação, lançada em agosto, foi cancelada devido ao alto custo das propostas oferecidas. O edital foi relançado com alterações na modalidade do certame.

A estimativa era que os primeiros veículos começassem a circular no início de 2014, sendo a última remessa entregue em 2015. Se o cronograma anunciado no ano passado for mantido, as propostas deverão ser abertas em abril e a ordem de serviço assinada em junho. Desta forma, as primeiras composições chegariam apenas no fim do próximo ano.

A CPTM informa que a licitação lançada em 2012 era destinada apenas aos fabricantes nacionais. No entanto, a companhia diz que todas as ofertas estavam acima do investimento previsto pelo Estado. Desta vez, o certame será internacional, com objetivo de obter propostas mais vantajosas no mercado estrangeiro. Não foram divulgados prazos oficiais para a compra.

Ao contrário do modelo atual do sistema ferroviário metropolitano, os novos trens não serão destinados a uma linha específica, e sim a todos os itinerários. Isso permitirá que, em caso de necessidade, os veículos sejam deslocados para atender demandas urgentes.

Atualmente, as vias férreas têm tecnologias diferentes, o que impossibilita a circulação de trens com outro tipo de configuração. As novas composições, no entanto, terão equipamentos de bordo capazes de operar tanto no sistema antigo quanto no mais moderno, o CBTC (controle de trens baseado na comunicação, em tradução livre). O aumento da frota deverá reduzir o intervalo de circulação nos horários de pico dos atuais cinco minutos para três.

Outra diferença é que as composições terão oito carros cada. Na Linha 10-Turquesa, todos os trens têm seis vagões. Para comportar o aumento no tamanho dos veículos, a CPTM promete reformar todas as estações no eixo São Paulo-Rio Grande da Serra. A exceção é a Tamanduateí, que já passou por remodelações em 2010, quando começou a atender também a Linha 2-Verde do Metrô. A companhia não informou, no entanto, quando serão feitas as readequações necessárias.

Monotrilho

A Secretaria de Transportes Metropolitanos informou ontem, em nota no Diário Oficial do Estado, que o edital para construção da Linha 18-Bronze do Metrô será publicado em junho. Com isso, o lançamento será feito com dois meses de atraso em relação à data prometida pelo titular da Pasta, Jurandir Fernandes, em entrevista ao Diário em fevereiro.

A Linha 18-Bronze terá, na primeira fase, 14,3 quilômetros, ligando a Estação Tamanduateí, na Capital, ao Centro de São Bernardo. O trajeto deverá ser feito em 22 minutos e são esperados 304,5 mil passageiros ao dia.

Fonte: Do Diário do Grande ABC

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