sexta-feira, 8 de março de 2013

Comuns no Rio, vagões exclusivos para mulheres não vingaram em SP

08/03/2013 - Via Trólebus, Renato Lobo

Comuns no Rio de Janeiro, os vagões exclusivos para mulher não pegaram em São Paulo. Mas, a CPTM já testou a medida.

Em 1995, a companhia implantou, durante três meses, na Linha 10, um projeto piloto denominado Carros Preferenciais para Mulheres, Idosos, Crianças e Deficientes Físicos.

Mas, segundo a CPTM, os próprios usuários, inclusive mulheres, não aderiram à iniciativa, entendendo que se tratava de um retrocesso e que a mesma era discriminatória. Ainda naquela oportunidade, casais de namorados, maridos e esposas, mães e filhos viajando juntos, não aceitaram circular separadamente.

Lembramos que a própria Constituição Federal, em seu artigo 5º, estabelece a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Assim, a CPTM alerta que a conscientização dos usuários, uma vez que os cidadãos precisam se respeitar mutuamente, independentemente de cor, sexo e raça.

Nos casos de abuso

A CPTM alerta que as equipes de segurança estão preparadas para lidar com situações que fujam do normal, entre elas, identificar pessoas com atitudes suspeitas. Além de agentes de segurança nas plataformas, trens e terminais, a empresa conta com circuito interno de câmeras, que reforçam a vigilância. São 1.578 câmeras instaladas estrategicamente nas estações, acompanhadas em tempo real e armazenas em uma central.

A companhia conta que, caso os usuários percebam alguma atitude inadequada, denunciem o suspeito imediatamente a algum agente de segurança. Os usuários contam também com o serviço SMS-Denuncia (97150-4949) ou com o 0800 055 0121. O denunciante não precisa se identificar e ao receber a mensagem, o agente de segurança que estiver mais próximo do local é destacado para atuação imediata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário