sábado, 12 de janeiro de 2013

Grupo reforçará luta pela expansão dos trens da CPTM

12/01/2013 - O Diário de Mogi das Cruzes

Circulação de trens de subúrbio até a Estação César de Souza é reivindicação antiga da população

A luta pela extensão dos trens de subúrbio até César de Souza deve continuar neste ano. Lideranças políticas e representantes de entidades de bairros pretendem se unir para aumentar a pressão junto à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e garantir o benefício do transporte ferroviário aos moradores do Distrito até o final da gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Existe um abaixo-assinado com mais de 40 mil assinaturas em favor da medida.

Uma das lideranças que vem encabeçando o movimento, o presidente da Associação de Moradores do Jardim São Pedro, Adalberto Santana de Andrade, já está idealizando outras ações para 2013, com o objetivo de envolver os novos políticos eleitos no movimento pela extensão da linha de trem. Ele pretende convocar os vereadores petistas Clodoaldo Aparecido de Moraes e Iduigues Ferreira Martins para engrossar o movimento. Com o apoio deles, aposta na conquista de apoio e financiamento por parte do Governo Federal para o projeto.

"Através de um movimento suprapartidário no Município será possível realizar uma força tarefa para cobrar o Governo do Estado", destacou ele, dizendo que pretende conseguir o apoio do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) na causa. "Acho que se nos unirmos a todos os políticos que representam a Cidade vamos conseguir a aprovação do governador", avalia. Na verdade, o que ele quer é uma carta compromisso de Alckmin se comprometendo em efetuar os estudos para implantação da linha.

O argumento utilizado pelo Estado refere-se aos altos custos que teriam de ser despendidos para que a medida entrasse em vigor, além dos problemas de passagens de nível e mais cancelas na Cidade. Discute-se ainda a demanda de passageiros e o fato de aquele trecho da linha estar sob concessão da MRS Logística.

Andrade rebate a tese afirmando que o projeto é viável até em função do grande número de investimentos imobiliários que pipocam em César de Souza. Foram construídas 1.140 unidades de apartamentos no Distrito, que possui atualmente 10 bairros onde residem mais de 30 mil moradores. Lá estão sendo construídos muitos prédios de classe média e também desenvolvidos projetos do programa "Minha Casa, Minha Vida". (Silvia Chimello)

Fonte: O Diário de Mogi das Cruzes

Nenhum comentário:

Postar um comentário