sábado, 19 de janeiro de 2013

Aparecida e Água Branca ficam de fora do edital do TAV

13/12/2012 - Via Trólebus

Enfim hoje foi lançado o primeiro edital do trem bala que ligará Campinas ao Rio de Janeiro. Já divulgamos muitas informações do edital aqui no Via Trolebus e quase todas foram concretizadas no edital.
A surpresa do edital foi em relação às estações que serão construídas. No total serão 8: Estação Barão de Mauá (RJ), no Aeroporto Internacional Maestro Antonio Carlos Jobim (Galeão), em Barra Mansa/Volta Redonda (RJ), em São José dos Campos (SP), no Aeroporto Internacional de São Paulo/ Guarulhos, na área do Aeroporto de Campo de Marte, no Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas) e na área da Estação Ferroviária, no município de Campinas.
Nota-se que 2 estações, que chegaram a ser prometidas, não constam na lista: Uma delas é Aparecida do Norte. Esta foi prometida pelo próprio presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, em visita à cidade no começo do mês.
A outra é a Estação Agua Branca. O Governo do Estado, que é de oposição do Governo Federal, que por sua vez é o coordenador do TAV (trem de alta velocidade), gostaria que a parada do Campo de Marte fosse transferida para a Água Branca.
A parada, hoje recebe somente a linha 7-rubi da CPTM. Porém, no futuro, nos planos do Governo do Estado, é transformar esta parada em uma mega-estação. Nela haverá as paradas dos futuros trens regionais que cortarão o Estado e da futura linha 6-laranja do Metrô.

Por Caio Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário