sábado, 4 de agosto de 2012

CPTM lança edital para compra de 65 trens

02/08/2012 - Revista Ferroviária

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lança nesta sexta-feira (03/08) a licitação nacional para a compra de 65 trens, totalizando 520 carros. O anúncio será feito pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, às 10h30. Os trens serão financiados pelo Tesouro do Estado de São Paulo.

Segundo o presidente da CPTM, Mário Bandeira, a escolha da concorrência nacional tem como objetivo incentivar a produção brasileira. Durante apresentação do projeto da nova escola ferroviária do Senai, nesta quinta-feira (02/08),  Bandeira defendeu a produção nacional dizendo que os 13% de diferença de preço obtida pelo governo do Rio em relação aos trens chineses comprados para a Supervia não cobre o que seria gerado de receita com os impostos aqui no Brasil, além da geração de empregos.  O presidente da CPTM disse que o Brasil tem cinco fábricas de trens (Alstom, Siemens, CAF, Bombardier e Hitachi/Iesa)  e que é ‘absurdo’ comprar trens do exterior.  Ele foi aplaudido pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e pelo do Simefre, José Martins.

Os trens começarão a ser entregues pelo vencedor da concorrência em 18 meses. Eles serão equipados com Automatic Train Control (ATC), Automatic Train Operation (ATO) e Communications-Based Train Control (CBTC).

Com os novos trens, a CPTM passará a ter 242 trens, totalizando 1.872 carros. Hoje, a frota é composta por 177 trens, somando 1.352 carros.

O edital será publicado no sábado, 04/08, no Diário Oficial do Estado.

Licitação trecho Alphaville-Tamboré

A entrega das propostas para a elaboração do projeto funcional e estudos de viabilidade ambiental e econômico-financeira de um novo trecho da CPTM entre Alphaville e Tamboré, em Barueri, foi adiada. A sessão pública seria realizada nesta quinta-feira (02/08) e foi adiada “sine-die”, sem data prevista, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

A CPTM informou que recebeu novos questionamentos do mercado na véspera da abertura das propostas da licitação e, por esse motivo, o prazo do edital foi suspenso até que as respostas sejam elaboradas e todas as dúvidas elucidadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário