sábado, 28 de julho de 2012

CPTM realiza 1º leilão de trens operacionais da Linha 8

27/07/2012 - CPTM

Com a modernização da frota, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) começa a leiloar os trens antigos que estão sendo substituídos pelos novos. No próximo dia 9 de agosto, será realizado o primeiro leilão, com um lote de 12 trens da série 5.000 (36 carros ferroviários), que operavam na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi). Esses trens estão sendo substituídos pela série 8.000, que contam com recursos tecnológicos e de acessibilidade. 

Desde 2006, a Companhia está renovando sua frota. Foram adquiridos 105 trens, dos quais 74 estão em operação, incluindo os dois trens entregues nesta quinta-feira, 26, à Linha 8-Diamante. Os 31 trens restantes serão entregues gradativamente até 2013. Em continuidade a essa modernização, a empresa iniciou o processo licitatório para a aquisição de mais 65 trens de oito carros. 

Esse é o primeiro leilão de trens operacionais que a Companhia realiza. Com a chegada de novas composições, outros lotes serão leiloados posteriormente. O público alvo são as ferrovias de outros estados, já que os trens passaram por avaliação e ainda estão em condições de prestarem serviço. 

Para a CPTM, no entanto, as composições deixaram de ser úteis pois não acompanham o padrão de conforto estabelecido para a frota atual. Os novos trens são equipados com tecnologia de ponta, com ar-condicionado, sistemas de informação audiovisual (monitores de vídeo e displays) e de sinalização de abertura e fechamento de portas. Além disso, contam com monitoramento feito por meio de câmeras. 

Os trens da série 8.000, que operam na Linha 8-Diamante, possuem salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros). No total, foram adquiridos 36 trens dessa série, dos quais 15 já estão em operação. 

O leilão será realizado no Auditório do Leiloeiro, na Av. Fagundes Filho, 191– Auditório Térreo (ao lado do Metrô São Judas) - São Paulo - SP, aberto à participação de qualquer interessado. O Edital poderá, também, ser obtido gratuitamente nos sites www.cptm.sp.gov.br/licitações/editais; www.leilaoonline.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário