terça-feira, 31 de julho de 2012

Até 2014 trem de Osasco que vai ao Grajaú ganha extensão até Varginha

05/07/2012 - Web Diario

Até 2014, a linha 9 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que vai de Osasco ao Grajaú, ganha mais 4,5 quilômetros de extensão, chegando até a região do Jardim Varginha, na zona Sul da Capital. 

O projeto e o prazo foram confirmados pelo presidente da companhia, Mario Bandeira. “O projeto básico executivo está em curso nossa expectativa é, até dezembro, lançar o edital de obras. A partir daí, há um prazo de 24 meses para execução das obras”, disse, durante entrevista coletiva, na última quarta-feira, durante entrega de um novo viário no entorno da Estação Osasco. 

Nos planos da CPTM desde o ano passado, o projeto de extensão chegou a ser alvo de críticas dos usuários, tendo que a superlotação nos trens dessa linha aumente. Mas, segundo Bandeira, o fluxo será dividido com a futura linha 5 do sistema metro/ferroviário. “A linha 9, sozinha, não consegue absorver 100% da nova demanda. Então, a linha 5, que está em obras, terá o papel importante de fazer uma distribuição. Hoje, a pessoa que está na região sul e quer ir até o Centro, na avenida Paulista, por exemplo, pega o trem da linha 9 e acessa a linha Amarela do Metrô. Com a linha 5, vai haver uma distribuição melhor e a linha 9 vai conseguir absorver essa demanda”, explicou. 

Ainda de acordo com Bandeira, o projeto de modernização da linha 9 também já contempla esse novo trecho. “Vamos implantar mais subestações de energia. Acabamos de assinar contrato com a Asea Brown Boveri, que ganhou a licitação das linhas 8 e 9, para as novas subestações, que vão permitir, inclusive, que os trens circulem com intervalo de 3 minutos entre as viagens”, explicou. 

A linha 9 da CPTM é a que mais crescente em termos de passageiros no sistema ferroviário. Foram mais 98 mil usuários por dia, em média, entre 2010 e 2010, o que representa um crescimento de 36%. 

Em números totais, o volume transportado pela linha passou de 266,2 mil pessoas para 364,5 mil nesse intervalo. No mesmo período, o número total de usuários transportados pela companhia subiu 9%, passando de 2,1 milhões para 2,3 milhões de usuários em seus trens diariamente. 

Para presidente, falhas estão “dentro da normalidade” 

Extensão até Varginha, reforma das estações, obras de modernização e construção de uma nova plataforma na estação de Osasco. São esses os principais projetos da CPTM para a linha 9. 

Grande parte deles, com exceção do novo trajeto, visa permitir o aumento da velocidade dos trens e, conseqüentemente, reduzir o intervalo entre as viagens, que deve chegar aos três minutos. 

Mas eles não são garantia de que as constantes falhas que atingem os trens cheguem ao fim. Segundo o presidente da CPTM, Mario Bandeira, as panes, que devem ser reduzidas com as obras, são fruto da “idade” do sistema e estão “dentro da normalidade”. 

“A CPTM é oriunda de um sistema centenário e estamos modernizando essa estrutura, trocando a tecnologia. A rede área, por exemplo, tem 40 anos. Para uma nova estrutura, colocando mais trens e trens mais modernos, ela tem que ser mudada. Isso vai permtir reduzir as falhas. Mas as falhas que temos hoje estão dentro de parâmetro mundial”, afirmou, durante entrega do novo sistema viário da estação Osasco, na última quarta-feira. 

    

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