sábado, 2 de junho de 2012

Trem para Cumbica sai até a Copa

29/05/2012

Secretário de Transportes Metropolitanos diz que projeto prevê uso de trecho já em operação. Licença prévia para obra já foi liberada

A linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ainda em fase de projeto, pode chegar ao aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, até junho de 2014. A promessa foi feita ontem pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Para tirar a ligação do papel, o governo pode adiar a construção da estação Cecap, em Guarulhos, e concentrar os investimentos no trecho entre a estação Engenheiro Goulart, na zona norte, e o aeroporto internacional. 

Na avaliação do secretário, o Estado terá que realizar um esforço enorme para cumprir o prazo prometido. “Será uma luta mesmo, mas vamos buscar a ligação com o aeroporto até junho de 2014. A estação Cecap deve ficar para depois”, disse Fernandes.

De acordo com o secretário, a licença prévia para a obra já foi aprovada. O próximo passo é obter a de instalação, o que permitirá o início dos trabalhos.

Na tentativa de agilizar a entrega da ligação, o governo decidiu aproveitar um trecho da linha do Brás até Engenheiro Goulart, tendo que licitar e construir apenas os quilômetros necessários para chegar a Cumbica.

O trajeto em estudo prevê que o ramal até o aeroporto passe pela rodovia Ayrton Senna, Dutra e pelo parque Ecológico do Tietê. “Ainda temos que avaliar a questão das penitenciárias que estão na região. Tudo isso entrará no projeto da ligação”, explicou o secretário.

Fonte: Do Metro - noticias@band.com.br 

Um comentário:

  1. A ligação ferroviária para trens de passageiros Guarulhos (Cumbica) ABC (Santo André).

    Entendo ser uma melhor opção a ser planejada é a ligação desta futura linha 13-Jade com a região do ABC, mais precisamente com a Linha 10-Turquesa no município de Santo André.

    Portanto concordo com as críticas da professora urbanista Raquel Rolnik a respeito da superposição de traçado (ferrovias paralelas) entre TAV, Expresso Aeroporto e Trem para Guarulhos.

    Dentre as propostas apresentadas, entendo ser a do prolongamento da Linha 1-Azul do Metrô partindo do Tucuruvi, a mais sensata, porém não é a que será feita, outra opção teria como destino, no mínimo até a Barra Funda utilizando composições de dois andares (double decker), que também não será feita, com esta opção da nova Linha 13-Jade chegando até engº Goulart com transbordo obrigatório para a sobrelotada Linha 12-Safira (Imagine a cena, que situação humilhante e vexaminosa) .

    Devemos ficar vigilantes, e que a ligação até esta estação seja só uma primeira etapa, e que no mínimo seja feita utilizando bitola de 1,6 m e a largura padronizada dos carros de 3,15 m iguais aos existentes, permitindo a interpenetração, pois nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão "planejando" outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10-Turquesa, 2-Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso Ipiranga Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2-Verde na estação Vila Prudente com a futura ligação com a 5-Lilás na estação Chácara Klabin e com a linha 1-Azul na estação Santa Cruz, e o projeto da futura linha 6-Laranja com transbordo obrigatório entre Metrô e Monotrilho caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.

    Em uma concorrência governamental recente da CPTM-SP, os valores cotados pelas montadoras, foi ~ 80% superior aos praticados pela indústria chinesa e em relação ao fornecimento recente para a SUPERVIA-RJ e as carruagens já vieram na bitola de 1,6 m e na largura de ~3,15 m, com ar condicionado e circuito interno de TV, e sem a necessidade de se adaptar estribos nas portas (gambiarra) para compensar o vão com a plataforma, ou seja exatamente conforme as condições brasileiras, sepultando os argumentos de custo menor dos defensores deste padrão europeu com carruagem de 2,9 m e bitola de 1,43 m.

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