sábado, 2 de junho de 2012

Impasse entre Estado e União deve atrasar Expresso ABC

30/05/2012 - Diário do Grande ABC

Apesar do imbróglio, Bandeira garante que os trabalhos não estão parados.

Por Fábio Munhoz

A entrega do Expresso ABC para 2014, conforme prometido pelo governo de São Paulo, deve sofrer atraso devido a impasse entre o Estado e a União. Para iniciar a construção dos trilhos, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) depende de aprovação de projeto para permuta de área com a MRS Logística, empresa que utiliza os trilhos paralelos ao da Linha 10-Turquesa para o transporte de cargas.

Para efetuar a troca, a CPTM precisa de autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, relata que as negociações estavam avançadas quando a agência era comandada por Bernardo Figueiredo, cujo mandato de diretor-geral foi encerrado em fevereiro.

"Muita gente que está lá não tem dado continuidade ao que a gente vinha discutindo com a antiga direção", critica Fernandes. Mesmo sem precisar o suposto atraso, o secretário demonstra dúvidas quanto à finalização da linha até 2014. "O prazo ficou imponderável devido a esse entrave com o governo federal", lamenta.

O presidente da CPTM, Mário Manuel Bandeira, informou que a troca é necessária para servir de contrapartida da companhia à MRS. Isso porque o traçado do Expresso ABC será paralelo ao da Linha 10-Turquesa e ao da via para cargas. O novo sistema irá passar por onde hoje passam os trens cargueiros.

"Não posso fazer obra em cima de uma via que não é da CPTM . Como essa via da MRS não tem uso tão grande, ela ficaria conosco, nós liberaríamos outra via e construiríamos a segregação na contrapartida. Eles passam a área para nós e nós faríamos a segregação da carga", explica o presidente. Bandeira salienta que outros projetos da companhia também dependem de permuta com empresas de carga. Procurada, a ANTT não se manifestou.

Apesar do imbróglio, Bandeira garante que os trabalhos não estão parados. "Estamos antecipando, contratando projetos das obras das estações para começar a iniciar, independentemente da via permanente."

O Expresso ABC ligará Mauá à Estação Luz em cerca de 24 minutos. Atualmente, o tempo estimado de viagem é de uma hora. O trem também passará pelas estações Prefeito Celso Daniel - Santo André, São Caetano, Tamanduateí e Brás. O projeto está avaliado em R$ 4,1 bilhões.

Além de diminuir o tempo de viagem entre a região e a Capital, o presidente da CPTM ressaltou que a separação entre os trens de carga e passageiros irá aumentar a segurança dos usuários, já que possibilitará a diminuição no vão entre a composição e a plataforma." O gabarito (largura) do trem de carga é maior do que os outros. Sou obrigado a manter a plataforma naquela configuração porque senão dá colisão."

Companhia inaugura simulador de trens
Foi inaugurado ontem mais um simulador para a operação nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Com a entrega, a companhia passa a ter três equipamentos, enquanto o Metrô tem mais dois. O primeiro aparelho foi entregue em maio de 2011 e o investimento total é de R$ 4,7 milhões.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, explica que todos os maquinistas passarão pelo equipamento, sendo que, para os novatos, o treinamento é de oito meses. Em casos de reciclagem ou mudança de série, o operador é submetido a curso de 40 horas. A CPTM informa que 1.347 funcionários já passaram pelo simulador.

O aparelho imita situações adversas durante a operação, como chuva, baixa visibilidade e acionamento do sistema de emergência. "É melhor simular todos os eventos aqui, inclusive com imagens reais", afirma o secretário.

Um dos objetivos do sistema é capacitar os maquinistas para agir com tranquilidade em casos de acionamento do botão de pânico. "Se alguém começa a passar mal, a tendência das pessoas é querer parar o trem para descer. Mas descer para quê? O melhor é ir para a plataforma, pois lá o socorro chega com mais facilidade."

LINHA 18-BRONZE
As 12 empresas que se manifestaram em fevereiro após chamamento publicado no Diário Oficial do Estado têm até o dia 12 para apresentar os estudos técnicos para a construção da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará São Bernardo à Estação Tamanduateí, passando por Santo André e São Caetano. Por conta dos pedidos de ampliação do prazo, Fernandes estuda prorrogar a data limite em 30 dias, no máximo. 

Um comentário:

  1. Proposta de implantação em São Paulo de trens expressos urbanos com composições pendulares de dois andares (double decker) para locais de alta demanda:

    São Paulo Campinas
    -7 estações (São Paulo, Francisco Morato, Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas).
    ~35 mil pass/dia (2014)

    São Paulo Cumbica (Linha 13 Jade)
    -n estações (São Paulo, aeroporto de Cumbica).
    ~80 mil pass/dia (2014)

    * Expresso Noroeste (Linha 7 Rubi)
    -5 estações (Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Lapa, Água Branca).
    ~183 mil pass/dia (2014)

    Expresso Oeste Sul (Linha 8 Diamante)
    -4 +2 estações (Barueri, Carapicuíba, Osasco e Pinheiros), com previsão de prolongamento até Tamboré e Alphaville.
    ~216 + 44 mil pass/dia (2014)

    * Expresso Sudeste (Linha 10 Turquesa)
    -6 estações (Luz, Brás, Tamanduateí, São Caetano, Santo André e Mauá).
    ~416 mil pass/dia (2014)
    Espero que os burocratas não cometam a mesma insensatez que ocorreram com as linhas 4-Amarela, e 5-Lilás entre outras, nas quais foram especificadas bitolas e alimentações elétricas divergentes das existentes, assim ficariam bloqueadas as integrações em “Y” como esta por ocorrer nas integrações das estações Santa Cruz da linha 1- Azul e com a estação Chácara Klabin das linhas 5-Lilás com a 2-Verde e na futura linha 6-Laranja entre Metrô e Monotrilho, nas quais os usuários tem que obrigatoriamente fazer transbordo nestas estações se desejarem prosseguir viagem.
    *Poderia se reunificar as linhas 7 e 10 entre Mauá e Francisco Morato, como eram antigamente.
    Eis os fatores que justificam a implantação trens de dois andares em algum desses trens expressos;
    - Para a altura da carruagem (h~=4,3m) o cabo de alimentação (catenária) de 3 kVcc x pantógrafo atende, podendo trafegar em linhas convencionais.
    - Poderá existir a necessidade de investimento na repotêncialização de algumas subestações, e a capacidade mínima requerida da via permanente é de 30 t/eixo (cargueiro), sendo recomendável a utilização de trilho TR-68, e dormentes de concreto.
    - Adequação e reforma dos trechos entre as estações Júlio Prestes e Água Branca com a construção da do Bom Retiro ( 6 linhas).
    - Fornecidos na largura de 3,15 m (padrão) e bitola 1,6 m, não existem necessidades de adaptações nas estações, mesmo sendo os pendulares, pois sua inclinação se dá somente no momento que trafega, (exceto se a estação for curvilínea), o que não recomendável nem para os convencionais.
    - Potência= ~ 3000 kW.
    - Atendimento de poucas estações (caso da linha 8).
    - Demanda pequena (no caso das linhas 7 e 8).
    - Existência de linha disponível ociosa entre Mauá e Brás (caso linha 10)
    - Trens de dois andares poderiam transportar 60 % mais passageiros, além da quantidade de composições poderem ser ajustadas em conformidade com a demanda (horários de pico).
    - O nº máximo recomendável de passageiros por m² é de 6 pessoas, (e não 8 conforme indica o Metrô e a CPTM).
    - No mínimo 4 portas por lado semelhantes aos trens suburbanos, sendo que as duas centrais serem bloqueadas para longos percursos.
    - Acesso a cadeirantes e necessidades especiais só no 1º piso, (Incluindo as do tipo piso rebaixado).

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