quinta-feira, 28 de junho de 2012

CPTM apresenta projetos de mobilidade

22/06/2012 - Jornal de Jundiaí

O Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) se reuniu ontem com o diretor de Planejamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Silvestre Eduardo Ribeiro, que apresentou projetos em estudos para a Região. "Estamos usando para a Aglomeração de Jundiaí os mesmos mecanismos de pesquisa e estudos que utilizamos nas regiões metropolitanas de São Paulo", explicou Ribeiro.

A sétima reunião ordinária do grupo contou com os prefeitos Miguel Haddad (Jundiaí); Cláudio Giannini (Cabreúva); Fátima Lorencini (Jarinu); Ocimar Polli (Itupeva) e representante da Prefeitura de Louveira. Para Miguel Haddad, presidente do Conselho, a proposta é um projeto que vem ao encontro do enfrentamento dos desafios para os próximos anos.

"O grande desafio dos próximos anos é a mobilidade urbana e a capacidade das cidades em oferecer um transporte público de qualidade para as pessoas", destacou. "A intervenção do Estado naquilo que queremos para a nossa Região é vital para que o projeto dê certo", completou.

O diretor da CPTM apresentou os projetos do Expresso Jundiaí, Ligação Campinas Jundiaí, Modernização da Linha 7, Mobilidade da Macrometrópole Paulista e o Novo Serviço de Média Capacidade. "Todos os projetos estão em fase de estudo."

Alguns projetos - Trem Expresso Jundiaí: ligação ferroviária entre SP e Jundiaí, por um padrão de serviço sobre trilhos para reduzir os tempos de viagens. Ligação Campinas-Jundiaí: encontra-se em fase de elaboração de edital para contratação de estudos de viabilidade técnica, operacional, ambiental, de inserção urbana e elaboração de projeto funcional de ligação ferroviária entre a Região Metropolitana de Campinas e a Aglomeração de Jundiaí.

Modernização da Linha 7-Rubi: as obras, implantação dos novos sistemas de sinalização, rede aérea, energia, estações, telecomunicações e via permanente e o incremento da frota vão promover a redução do intervalo entre trens para até 3 minutos.

Mobilidade na Macrometrópole: em realização as Pesquisas de Mobilidade e Estudos de Demanda para Ligações Ferroviárias no território da Macrometrópole Paulista, com 173 municípios. Novo Serviço de Média Capacidade: estudo elaborado por meio de Protocolo de Intenções entre CPTM, STM e PMJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário