quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CPTM estuda ampliação da Linha 11-Coral

14/12/2011 - O Diário

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estuda a ampliação da Linha 11 Coral, que serve Mogi das Cruzes e mais três cidades da Região do Alto Tietê, até a Estação Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste da Capital. O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informou ontem que o projeto já está em análise e declarou que existe a possibilidade de que o mesmo seja colocado em prática já no próximo ano, para quando também está prevista a implantação integral do Expresso Leste até Suzano. Mogi das Cruzes deverá receber os trens até o final da atual gestão.

Jurandir Fernandes afirmou que os progressos na Linha 11 estão progredindo e afirmou que a ampliação até a Barra Funda deverá proporcionar maior conforto aos usuários, que atualmente precisam trocar de composição para se deslocar até a Barra Funda, uma das estações mais movimentadas da Capital. "Antes, o Expresso parava na Estação Brás e já era uma briga. Depois, levamos para a Luz. Agora, vamos analisar também para que, no ano que vem, quem sabe, possamos levá-lo direto até a Barra Funda. Isso vai significar uma melhoria para muita gente que hoje desce na Luz para pegar a Linha 7-Rubi e depois ir para a Barra Funda. Estamos analisando".

O secretário também afirmou ontem que está mantida a previsão de levar o Expresso Leste integralmente a Suzano já em 2012. "Estamos progredindo a cada momento e estamos levando qualidade a todo o Alto Tietê. Minha grande luta na Região é para, no ano que vem, já levar o Expresso até Suzano. Isso vai ser de um impacto enorme, porque são trens mais modernos e novos. Não haverá mais aquela loucura da transferência em Guaianazes".

Após a conclusão do projeto até Suzano, o Estado deverá trabalhar na expansão do Expresso até Mogi. Porém, caso sejam confirmadas as previsões feitas ontem por Jurandir Fernandes, o mogiano poderá ter uma melhoria significante na qualidade do transporte ferroviário. Os passageiros farão baldeação em Suzano e poderão seguir até a Barra Funda sem trocar de composição. "São etapas que estamos cumprindo", disse.

Estações

Jurandir Fernandes não informou ontem qual a previsão de reforma das estações de Mogi das Cruzes. Ele confirmou apenas que todas as estações da CPTM passarão por obras, o que inclui as quatro mogianas (Estudantes, Mogi das Cruzes, Braz Cubas e Jundiapeba). Ele garantiu que até o final do próximo ano, os prédios de Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano terão sido modernizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário