sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

3 bilhões serão investidos na linha expressa Jundiaí - São Paulo

16/12/2011 - Jornal de Itupeva Online

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que visitou cidades da região ligadas a ferrovia (Campo Limpo Paulista, Botujru, Várzea Paulista e Jundiaí)

Colaboração: Édi Gomes e Ana Maria Toneli

Os tempos de ouro da Ferrovia Paulista estão voltando. A afirmação é do deputado estadual Ary Fossen (PSDB), filho de ferroviário e incentivador para que a malha ferroviária retome ao cotidiano da população. Em suas propostas de campanha em 2010 incluiu o “Expresso Noroeste” para um trajeto rápido e confortável entre São Paulo e Jundiaí, projeto que neste ano foi amplamente discutido pelo Governo do Estado e que ganha destaque pelos estudos técnicos estarem adiantados.

Em suas duas primeiras legislaturas (1999-2002 e 2003 e 2004), Fossen constantemente solicitava o empenho do Governo para investir na malha ferroviária. Conseguiu como deputado, por exemplo, 8 horários de trem da CPTM sem a necessidade de baldeação em Francisco Morato. “Isto reduziu o tempo gasto pelos usuários. Agora com o empenho do Governo teremos uma nova linha que possibilitará o acesso a capital em até 25 minutos, conforme previsão do projeto”, comentou.

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que visitou cidades da região ligadas a ferrovia (Campo Limpo Paulista, Botujru, Várzea Paulista e Jundiaí), ficou, segundo Ary Fossen, empolgado com a possibilidade da estação deste sistema ser em um dos galpões do Complexo Fepasa. “Por diversas vezes estive reunido com o Jurandir e ele sempre demonstrou interesse e empenho neste projeto”, completou.

Oportunismo

O deputado da região de Jundiaí destaca que o trajeto será de 45 quilômetros com investimento de R$ 3 bilhões e a composição percorrerá a distância com velocidade máxima de 180 km por hora, com duração da viagem em 25 minutos e sem paradas intermediárias.

“O projeto de Jundiaí é o mais adiantado e terá 14 km de túneis com a previsão de uma estação metropolitana na Água Branca. Deste que comecei a luta pelo retorno da ferrovia, muitos oportunistas aproveitaram para associar o nome ao projeto. No entanto, esta foi uma das minhas propostas, amplamente discutida com o secretário Jurandir Fernandes e o governador Geraldo Alckmin, que contribuirá ainda mais com o crescimento da região”, disse Ary Fossen.
      

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