sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Trem da marginal Pinheiros ligará Berrini e Lapa em 21 min

A linha de trem que beira a marginal Pinheiros será estendida em 7,5 km a partir da estação Ceasa e permitirá uma viagem direta, sem baldeação, entre as regiões de Lapa (zona oeste) e Berrini (zona sul) em 21 minutos.

A ideia foi inserida nos projetos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no governo Alckmin. Hoje esse trajeto demora 31 minutos, com transferência entre duas linhas de trem.

A nova proposta abrange um prolongamento da linha 9-esmeralda (Osasco-Grajaú) em direção a Lapa e Água Branca, aproveitando uma área existente, paralela aos trilhos da linha 8-diamante.

Prazos e custos só serão definidos depois da conclusão dos projetos. Mas a proposta já estará contemplada numa licitação da CPTM neste mês.

Ela contratará os projetos de mais de 40 estações que serão reformadas até 2014 ou 2015, por R$ 2,3 bilhões. Dentre elas estão as estações Lapa e Água Branca, que já ganharão área de plataforma para os trens da linha 9.

"As obras já vão prever essa implantação", afirma Silvestre Eduardo Ribeiro, diretor de planejamento da CPTM. O prolongamento da linha 9, diz, pode ser simultâneo ao trem expresso entre Pinheiros e Barueri, com obras previstas a partir de 2013.

Fonte: Folha de S. Paulo
Publicada em:: 01/09/2011

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário