quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto ficará pronto em setembro

15/08/2011 - www.portaljj.com.br

O projeto funcional para a implantação do trem expresso que deve ligar Jundiaí a São Paulo está em desenvolvimento. Segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), responsável pelo plano, a expectativa de conclusão desta primeira etapa é até setembro deste ano. A partir de então, serão traçadas novas diretrizes e valores para que o empreendimento seja efetuado.

A intenção para implantar um trem expresso entre Jundiaí e São Paulo foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin em sua última passagem pela cidade, em julho. Na época, foi informado que o projeto para o Expresso Regional, como será chamado, estava somente em estudo. Agora, futuros usuários do meio de transporte podem ficar mais otimistas.

Segundo a CPTM, estima-se que o serviço expresso, em planejamento, tenha cerca de 45 km de extensão. O tempo de viagem será de 25 minutos e com o projeto funcional pronto, até o fim do ano, a companhia poderá publicar o edital de licitação para contratar os planos básicos e executivos para sua implantação. Ainda segundo a companhia, serão realizados estudos ambientais que permitirão um cronograma mais preciso sobre as ações dos próximos meses.

O Expresso Regional terá velocidade de 160 km/h e fará o trajeto Jundiaí-Barra Funda. Hoje, este caminho conta com 18 paradas e leva, aproximadamente, duas horas. De acordo com a CPTM, o objetivo do serviço expresso é atender a necessidade de deslocamento da população de Jundiaí, um "importante polo regional" até a cidade de São Paulo. O meio de transporte será mais rápido, econômico e não poluente.

Reforma - Em sua visita a Jundiaí, o governador Geraldo Alckmin também anunciou um projeto de reforma para a estação ferroviária de Jundiaí. De acordo com ele, a estação deve ser ampliada, ganhar novos trens e uma sinalização mais moderna. Elevadores também devem ser instalados para facilitar o acesso de deficientes físicos à estação. Sobre a reforma, a CPTM informou que o edital de contratação do projeto executivo será publicado entre outubro e novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário