sábado, 10 de setembro de 2011

Planos para Alphaville

Depois de anunciar o trem expresso entre Barueri e Pinheiros, que reduzirá o trajeto em 15 minutos, o governo do estado arrasta o projeto, que prevê uma linha de trem para Alphaville, para o ano de 2015. Antes, havia um projeto em estudo pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para que o ramal chegasse em 2012.


De acordo com a CPTM, o projeto Expresso Oeste-Sul terá um traçado paralelo às linhas 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) e 9-Esmeralda (Osasco-Grajáu), no trecho entre as estações Barueri (linha 8-Diamante) e Pinheiros (localizada na linha 9-Esmeralda), com paradas em Osasco e Carapicuíba.


A distância prevista é de 20,8 km, num percurso percorrido em 18 minutos. A demanda estimada é de cerca de 220 mil passageiros por dia. O custo da passagem para o Expresso Oeste-Sul deverá ser o mesmo de todo o sistema, hoje R$ 2,90, assim como já praticado em outro serviço expresso implantado na linha 11-Coral, o Expresso Leste. O custo inicial do investimento está estimado em R$ 808 milhões. A previsão é de que as obras tenham início em 2013 e sejam concluídas no final de 2015.


Em relação à extensão da Linha 8-Diamante até Alphaville, a CPTM estuda a implantação desse serviço ligando os municípios de Barueri e Carapicuíba. A previsão é contratar, até 2012, o projeto funcional, que dará as diretrizes de traçado, valores estimados para o empreendimento e localização das estações. Após a conclusão desse estudo, serão contratados os projetos básico e executivo.


A expectativa é que esse serviço entre em operação após 2015. Ou seja, se for depender apenas do investimento em transporte público, os moradores de Alphaville e Tamboré terão de conviver mais quatro anos, por baixo, com os congestionamentos diários.


O investimento em transporte público de qualidade é apontado por especialistas como um das alternativas para reduzir os congestionamentos e o número de veículos nas ruas. Na região, as prefeituras de Barueri e de Santana de Parnaíba têm realizado ações, alterado traçados e implantado semáforos para reordenar o tráfego, mas as medidas ainda não tiveram impacto direto nos congestionamentos, que têm, inclusive, atrapalhado estudantes, os quais não conseguem chegar todos os dias no horário de entrada.


A Prefeitura de Barueri informa que faz o acompanhamento e que registrou uma redução no horário de rush do final do dia. “Antes os congestionamentos iam até as 20h ou 20h30, agora, o trânsito fica melhor por volta das 19h30”, disse o secretário de Assuntos de Segurança, Edson Santos, responsável pelo Demutran (Depa

rtamento Municipal de Trânsito). No entanto, alguns moradores alertam que os congestionamentos estão começando mais cedo. “Atualmente, às 16h, você já encontra as ruas lotadas e o tráfego bastante lento”, alerta Diógenes Mendes.


Com as informações de Folha de Alphaville

Nenhum comentário:

Postar um comentário