segunda-feira, 12 de abril de 2010

Primeiro trem novo da Linha 7 entra em operação

09/04/2010 19:43 - CPTM

O primeiro novo trem da Linha 7-Rubi da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] entrou em operação. Trata-se da primeira composição de um lote de vinte que será entregue para essa linha até o fim de 2010. O trem faz parte de uma licitação internacional da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos [STM], que adquiriu 57 composições: 40 para a CPTM e 17 para o Metrô.

Nos últimos dias, outros três novos trens entraram em operação no sistema metro-ferroviário: dois na Linha 3-Vermelha, do Metrô, e um na Linha 12-Safira, da CPTM. As composições foram produzidas pela CAF e passaram por uma bateria de testes até serem entregues para a operação. Até o final do ano, serão 20 novas composições na Linha 12-Safira, 20 na Linha 7-Rubi, 10 na Linha 3-Vermelha e sete na Linha 1-Azul.

Tecnologia 

As novas composições contam com ar-condicionado nos vagões, sistema de informação audiovisual aos passageiros, sistema de detecção de fumaça e um moderno sistema de freios, com controle de patinagem e deslizamento, que melhora o aproveitamento do freio em condições de baixa aderência, como quando há chuva.

Os novos trens também são totalmente compatíveis com as normas de acessibilidade, equipados com espaços apropriados para acomodar cadeiras de rodas, sinalização audiovisual do fechamento das portas do trem e saída de emergência sinalizada. Os trens dispõem de dispositivos de comunicação de emergência com o operador/maquinista e com o sistema "data bus" que permite acessar informações sobre o funcionamento de todos os equipamentos do trem.

A segurança dos usuários também aumenta nas novas composições: há um sistema de vigilância com câmeras de monitoramento em cada vagão. Além disso, o primeiro e o último vagão contam com câmeras externas que mostram a movimentação nas plataformas das estações.

Outras melhorias também estão sendo implantadas no sistema para que a circulação dos trens seja otimizada, com o Metrô e a CPTM transportando mais passageiros por hora e por sentido. As vias estão ganhando um novo sistema de sinalização e controle de tráfego. A troca da sinalização e a chegada dos novos trens possibilitarão a redução dos intevalos na CPTM e no Metrô.

Linha 7-Rubi [Luz-Francisco Morato-Jundiaí]

A Linha 7-Rubi percorre o trecho entre a estação da Luz, na região central de São Paulo, até a cidade de Jundiaí. São 17 estações e 60 quilômetros de extensão por onde, diariamente, são transportados cerca de 400 mil usuários. A Linha 7 faz integração com cinco outras linhas: na estação da Luz, com as linha 10-Turquesa e 11-Coral, ambas da CPTM, com a Linha 1-Azul do Metrô, e, na estação Barra Funda, com as linhas 8-Diamante, da CPTM, e 3-Vermelha, do Metrô.

Expresso Turístico Jundiaí


O trem Expresso Turístico faz viagens todos os sábados, desde abril de 2009. É formado por uma locomotiva à diesel de 1952, que conduz dois carros de passageiros fabricados no Brasil nos anos 60. Cedidos pela ABPF [Associação Brasileira de Preservação Ferroviária], os vagões foram totalmente restaurados nas oficinas da CPTM. São 174 poltronas, ao todo, acomodando confortavelmente os turistas. Cada vagão conta com um agente de trem e monitores.

As rotas dos passeios foram organizadas conjuntamente pela SELT [Secretaria de Estado do Lazer e Turismo] e por uma agência de turismo local. O roteiro cultural engloba um passeio em Jundiaí com visita monitorada a três museus da cidade: Museu Ferroviário da Cia Paulista, Museu Solar do Barão, Museu da Energia. Depois são feitas uma caminhada pelo centro histórico de Jundiaí e uma visita à Catedral Nossa Senhora do Desterro.

O Expresso sai da Estação da Luz direto para a Estação Jundiaí, aos sábados, às 8h30. As passagens são vendidas na Estação da Luz, por R$ 28 [preço por pessoa, ida e volta].

Plano de Expansão

Até o final de 2010, a rede com qualidade de metrô será quadruplicada, passando de 60 quilômetros para 240 quilômetros. Desse total, 162 quilômetros são linhas da CPTM. Contratos firmados ainda nesta gestão preveem investimentos da ordem de R$ 23 bilhões até 2011 no sistema metro-ferroviário. Trata-se do maior investimento já feito no setor.

O Plano de Expansão também reaqueceu a indústria ferroviária, com a compra de 107 trens: 47 para o Metrô e 60 para a CPTM. Além desses, o Plano deixará encomendados outros 45 para a CPTM que começarão a ser entregues em 2011, totalizando 152 trens.


Um comentário:

  1. A volta da linha 10 (ABC) expressa para a Luz, uma necessidade que se impõe, utilizando trens com composições pendulares de dois andares (double decker):

    Expresso Noroeste (Linha 7 Rubi)
    -6 estações (Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Lapa, Água Branca, Bom Retiro).
    ~183 mil pass/dia (2014)

    Expresso Sudeste (Linha 10 Turquesa)
    -6 estações (Luz, Brás, Tamanduateí, São Caetano, Santo André e Mauá).
    ~416 mil pass/dia (2014)
    Poderia se reunificar as linhas 7 e 10 entre Mauá e Francisco Morato, como eram antigamente.
    Eis os fatores que justificam a implantação trens de dois andares em algum desses trens expressos;
    - Com a integração com a linha 2 Verde, e sua futura expansão até Vila Formosa a demanda da atual linha 10 já ultrapassou a da linha 7 Rubi, sendo que em construção a se juntar na estação Tamanduateí os monotrilhos provenientes do ABC, e da zona Leste (Cidade Tiradentes).
    - Para a altura da carruagem (h=4,35m) o cabo de alimentação (catenária) de 3 kVcc x pantógrafo atende, podendo trafegar em linhas convencionais.
    - Poderá existir a necessidade de investimento na capacidade mínima requerida da via permanente é de 30 t/eixo (cargueiro), sendo recomendável a utilização de trilho TR-68, e dormentes de concreto.
    - Priorizar e adequar a reforma dos trechos entre as estações Júlio Prestes e Água Branca com a construção da do Bom Retiro.
    - Fornecidos na largura de 3,15 m (padrão) e bitola 1,6 m, não existem necessidades de adaptações nas estações, mesmo sendo os pendulares, pois sua inclinação se dá somente no momento que trafega.
    - Potência= ~ 3000 kW.
    - Existência de linha central disponível ociosa entre Mauá e Brás (caso linha 10)
    - Trens de dois andares poderiam transportar 60 % mais passageiros, além da quantidade de composições poderem ser ajustadas em conformidade com a demanda (horários de pico).
    - O nº máximo recomendável de passageiros por m² é de 6 pessoas, (e não 8 conforme indica o Metrô e a CPTM).
    - No mínimo 4 portas por lado semelhantes aos trens suburbanos, sendo que as duas centrais serem bloqueadas para longos percursos.
    - Acesso a cadeirantes e necessidades especiais só no 1º piso, (Incluindo as do tipo piso rebaixado).
    Só para relembrar que no passado, antes da CPTM esta linha expressa já existia, inclusive os trens para Santos, e também que os trens suburbanos trafegavam de Paranapiacaba até Francisco Morato.

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