tag:blogger.com,1999:blog-3430676072036999019.post7264401958091776117..comments2023-06-06T02:34:52.322-07:00Comments on Trem Urbano: Primeiro trem novo da Linha 7 entra em operaçãoMarcelo Cardosohttp://www.blogger.com/profile/04569069605620156988noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-3430676072036999019.post-2968520502791355692014-05-26T03:21:29.175-07:002014-05-26T03:21:29.175-07:00 A volta da linha 10 (ABC) expressa para a Luz, um... A volta da linha 10 (ABC) expressa para a Luz, uma necessidade que se impõe, utilizando trens com composições pendulares de dois andares (double decker):<br /><br />Expresso Noroeste (Linha 7 Rubi)<br />-6 estações (Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Lapa, Água Branca, Bom Retiro).<br />~183 mil pass/dia (2014)<br /><br />Expresso Sudeste (Linha 10 Turquesa)<br />-6 estações (Luz, Brás, Tamanduateí, São Caetano, Santo André e Mauá).<br />~416 mil pass/dia (2014)<br />Poderia se reunificar as linhas 7 e 10 entre Mauá e Francisco Morato, como eram antigamente.<br />Eis os fatores que justificam a implantação trens de dois andares em algum desses trens expressos;<br />- Com a integração com a linha 2 Verde, e sua futura expansão até Vila Formosa a demanda da atual linha 10 já ultrapassou a da linha 7 Rubi, sendo que em construção a se juntar na estação Tamanduateí os monotrilhos provenientes do ABC, e da zona Leste (Cidade Tiradentes).<br />- Para a altura da carruagem (h=4,35m) o cabo de alimentação (catenária) de 3 kVcc x pantógrafo atende, podendo trafegar em linhas convencionais.<br />- Poderá existir a necessidade de investimento na capacidade mínima requerida da via permanente é de 30 t/eixo (cargueiro), sendo recomendável a utilização de trilho TR-68, e dormentes de concreto.<br />- Priorizar e adequar a reforma dos trechos entre as estações Júlio Prestes e Água Branca com a construção da do Bom Retiro.<br />- Fornecidos na largura de 3,15 m (padrão) e bitola 1,6 m, não existem necessidades de adaptações nas estações, mesmo sendo os pendulares, pois sua inclinação se dá somente no momento que trafega.<br />- Potência= ~ 3000 kW.<br />- Existência de linha central disponível ociosa entre Mauá e Brás (caso linha 10)<br />- Trens de dois andares poderiam transportar 60 % mais passageiros, além da quantidade de composições poderem ser ajustadas em conformidade com a demanda (horários de pico).<br />- O nº máximo recomendável de passageiros por m² é de 6 pessoas, (e não 8 conforme indica o Metrô e a CPTM).<br />- No mínimo 4 portas por lado semelhantes aos trens suburbanos, sendo que as duas centrais serem bloqueadas para longos percursos.<br />- Acesso a cadeirantes e necessidades especiais só no 1º piso, (Incluindo as do tipo piso rebaixado).<br />Só para relembrar que no passado, antes da CPTM esta linha expressa já existia, inclusive os trens para Santos, e também que os trens suburbanos trafegavam de Paranapiacaba até Francisco Morato.<br />Tibérionoreply@blogger.com