segunda-feira, 12 de abril de 2010

Novo trem inicia operação na Linha 7-CPTM



12/04/2010 - Revista Ferroviária

Clique para ampliar
Trem da CAF começou a operar na Linha 7 (Rubi) da CPTM

O primeiro novo trem da Linha 7 (Rubi) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entrou em operação na sexta-feira (9). É o primeiro trem de um lote de 20 que será entregue para essa linha até o fim de 2010. O trem faz parte de uma licitação internacional vencida pela CAF para a produção de 57 trens: 40 para a CPTM e 17 para o Metrô.
A Linha 7 percorre o trecho entre a estação da Luz, na região central de São Paulo, até a cidade de Jundiaí. São 17 estações e 60 quilômetros de extensão por onde, diariamente, são transportados cerca de 400 mil usuários.
Nos últimos dias, outros três novos trens entraram em operação no sistema metroferroviário: dois na Linha 3 (Vermelha), do Metrô, e um na Linha 12 (Safira), da CPTM. Os trens produzidos pela CAF passaram por uma bateria de testes até serem entregues para a operação. Até o final do ano, serão 20 novas composições na Linha 12 (Safira), 20 na Linha 7 (Rubi), 10 na Linha 3 (Vermelha) e sete na Linha 1 (Azul).
Os novos trens contam com ar-condicionado nos vagões, sistema de informação audiovisual aos passageiros, sistema de detecção de fumaça e um moderno sistema de freios, com controle de patinagem e deslizamento, que melhora o aproveitamento do freio em condições de baixa aderência, como quando há chuva.
Eles são compatíveis com as normas de acessibilidade, equipados com espaços apropriados para acomodar cadeiras de rodas, sinalização audiovisual do fechamento das portas do trem e saída de emergência sinalizada. Os trens dispõem de dispositivos de comunicação de emergência com o operador/maquinista e com o sistema “data bus” que permite acessar informações sobre o funcionamento de todos os equipamentos do trem.
Os trens também contam com sistema de vigilância com câmeras de monitoramento em cada vagão.  Além disso, o primeiro e o último vagão contam com câmeras externas que mostram a movimentação nas plataformas das estações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário