sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Governador fala sobre investimentos nas linhas da CPTM

18/11/2011 - CPTM em Foco

Entre outros assuntos, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, também adianta que hoje, 18, a Companhia realizará audiência pública para aquisição de 40 novos trens de oito carros

O Governador, Geraldo Alckmin e o presidente da CPTM, Mário Bandeira, falam sobre os investimentos nas linhas e nos trens da Companhia. Juntamente com o metrô, os trens são o meio de transporte mais rápido, eficiente e menos poluente de todos.

A CPTM tinha 800 mil passageiros há quinze anos e hoje passa de dois milhões e meio. A demanda triplicou e a previsão é que cresça ainda mais. Ainda serão construídas duas novas linhas da CPTM e iniciada uma terceira linha. Entre os investimentos do Estado, estão previstas a extensão da rede, que deve crescer 41 quilômetros. Até o final de 2014 a malha ferroviária chegará a 301,4 quilômetros, sem contar o metrô.

Entre outros assuntos, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, também adianta que na próxima sexta-feira, 18, a Companhia realizará audiência pública para aquisição de 40 novos trens de oito carros, 320 carros ao todo. As composições têm previsão de chegada para o segundo semestre de 2013.

Apresentador: Está começando mais uma edição do programa Conversa com o Governador, o nosso encontro semanal com o governador Geraldo Alckmin. Como vai, governador? Tudo bem com o senhor?

Governador Geraldo Alckmin: Tudo bem, graças a Deus.

Apresentador: E hoje, estamos recebendo o presidente da CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Mário Bandeira. Como vai Sr. Mário, tudo bem?

Mário Bandeira, presidente da CPTM: Bem, obrigado.

Apresentador: Seja bem vindo ao programa. Governador, no programa de hoje, nós vamos falar dos trens metropolitanos da CPTM que, juntamente com o metrô, é o meio de transporte mais rápido, eficiente e menos poluente de todos. Eu tenho aqui um dado impressionante: a CPTM tinha 800 mil passageiros há quinze anos e hoje passa de dois milhões e meio. A demanda triplicou, a previsão é que cresça ainda mais. Quais são os planos do Governo do Estado para atender esse crescimento da demanda e atender as pessoas com qualidade e segurança?

Governador Geraldo Alckmin: Olha, nós vamos construir duas novas linhas da CPTM, de trem. E iniciar uma terceira linha, e aumentar as outras duas que já existem. Com isso, a extensão da rede deve crescer 41 quilômetros. Nós vamos chegar a 301,4 quilômetros só na CPTM, sem contar o metrô, até o final de 2014. Nós vamos construir e concluir a Linha 13, que é o Expresso Guarulhos: e ele sai de Engenheiro Goulart, passa pela Cecap, Cezinho Magalhães e vai até Guarulhos, até o aeroporto de Guarulhos, levando o trem para a porta do maior aeroporto do Brasil, integrando ao metrô e a CPTM. Nós teremos o aeroporto de Cumbica integrado à CPTM e ao metrô. Vamos entregar também o primeiro trecho do Expresso ABC, entre as estações da Luz, aqui em São Paulo, e Santo André, diminuindo em 35% o tempo de viagem do ABC para São Paulo. Iniciar o Expresso Jundiaí, que vai ligar Jundiaí à Lapa em 25 minutos, e duas linhas que já estão funcionando vão ser ampliadas. Aqui na capital 4, 5 quilômetros a mais de ferrovia, entre o Grajaú, na zona sul de São Paulo, até Varginha que é a Linha 9, a Linha Esmeralda. E na região metropolitana, a Linha 8 que é a Linha diamante, ela está parada em Itapevi e ele irá até Amador Bueno: mais 6,3 quilômetros de ferrovia.

Nós vamos entregar também 67 trens novinhos, zero quilômetro, dez novas estações e reformar outras 50 estações em quatro anos. Nesta sexta-feira [18] estaremos em Barueri para entregar a estação totalmente reformada. É quase uma estação nova em Barueri. Neste ano já entregamos 21 trens novos que já estão em atividade. Três estão em teste e outros 43 vão ser entregues no ano que vem. E para diminuir o intervalo entre os trens e aumentar a capacidade de transporte, nós estamos implantando um sistema de controle que está entre os mais modernos do mundo. Os trens são todos controlados por sensores e computador e podem se aproximar mais um do outro e diminuir o seu intervalo. A nossa previsão é reduzir os intervalos nas seis linhas já existentes para o três ou quatro minutos. Hoje a média de seis a sete minutos, e você citou os números de passageiros da CTPM. Vale destacar um dado que ainda é mais impressionante: a região metropolitana de São Paulo representa sozinha 70% do transporte metroferroviário do Brasil inteiro. Se juntar Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Recife Bahia, Pindamonhangaba, se juntar o País inteiro dá 30%. Só São Paulo [corresponde a] 70% dos passageiros transportados por metrô e trem. E a demanda aumentou nessa proporção, porque hoje o trem está melhor, com mais oferta, mais qualidade, as coisas não acontecem por acaso. É fruto de muito trabalho e planejamento. E neste mês nós temos uma série de novidades, que o presidente da CPTM, o Mário Bandeira que está aqui vai dar mais detalhes.

Mário Bandeira, presidente da CPTM: Obrigado, governador. E mais uma observação que eu queria colocar, o governador já tinha nos autorizado a questão alguns meses atrás de nós ampliarmos a nossa frota de trens novos. E sexta-feira nós estaremos fazendo uma Audiência Pública para aquisição de 40 novos trens de oito carros, 320 carros ao todo, com previsão desses carros começarem a chegar no segundo semestre de 2013, ampliando ainda mais a frota que governador já abordou anteriormente. Um outro projeto que o governador também pediu que a gente fizesse estudos e intensificasse esses estudos: são as ligações regionais. O governador colocou muito bem a primeira ligação até Jundiaí. Nós estamos concluindo agora em janeiro um estudo bem detalhado da ligação até Sorocaba. Esse estudo vai nos permitir definir a modelagem dessa ligação tão importante com a cidade de Sorocaba. Há uma expectativa que esse projeto seja modulado por uma PPP [Parceria Público Privada] e de lançarmos possivelmente no primeiro semestre de 2013. Um outro projeto regional também que estamos, neste momento, em fase de início de estudos, é uma ligação regional à cidade de Santos, e a cidade é importante, o principal porto do Brasil e onde vai se concentrar principalmente as principais reservas do Pré-Sal, e onde vai gerar uma grande demanda, uma grande necessidade de transporte para aquela região. Então, há um estudo que nós estamos fazendo. No passado já em 1924 os ingleses fizeram um estudo muito interessante em túnel ligando o bairro de Lapa a Cubatão. Esse estudo nós estamos recuperando e possivelmente também final do ano que vem nós vamos estar com esse estudo pronto mostrando ao governador para ver depois quais são as alternativas de nós lançarmos o projeto.

E como bem falou o governador, nós estamos crescendo muito e para crescer precisamos de um insumo extremamente importante que é energia. Os trens são todos elétricos e nós estamos lançando agora no final de mês novembro o edital para contratar novas subestações: o valor estimado R$ 670 milhões, das seis da CPTM. E tudo isso somado e a nossa expectativa ao final de 2014, temos as nossas linhas operando entre 3 e 4 minutos. Uma novidade, governador, uma novidade que a gente pode lançar à população é o que Expresso Leste nós já vamos oficializar a partir dezembro, a operação com três minutos de intervalo. Eram cinco, nós vamos passar para três minutos e meio, e a Linha 9, a linha da Marginal Pinheiros, que com o advento da Linha 4-Amarela, também nós vamos operar em três minutos e meio o lopping interno, que vai de Jurubatuba a Pinheiros, onde há a maior concentração de demanda, e no externo seis minutos. Fora, os projetos executivos das 42 estações que também estamos lançando do final de novembro até o final de dezembro e vai permitir que, no segundo semestre, a gente inicie um programa de contratação de obra dessas 42 estações.

Apresentador: Presidente Mário, o governador estava falando agora a pouquinho sobre os novos trens e as novas composições, e antes do programa começar, o senhor tinha dividido com a gente a informação de um novo trem que parece que o espaço dele é todo aberto. Conta para gente isso.

Mário Bandeira, presidente da CPTM: Essa é uma novidade que vai facilitar e simplificar muito operação, não é? E então, o governador agora no evento onde vai reinaugurar a estação Barueri com toda a acessibilidade ele também vai lançar para teste os três primeiros trens que nós recebemos, os oito carros que recebemos para a Linha 8, que nós chamamos de salão contínuo. Então, a pessoa do primeiro carro ou o último ele tem uma visão completa sem nenhum tipo de obstáculo. Isso vai permitir, inclusive, a maior flexibilidade, não só para operação, mas para o usuário na circulação do trem.

Apresentador: Esse entra em teste agora?

Mário Bandeira, presidente da CPTM: Vai iniciar em teste a partir da liberação que o governador fará e a expectativa é de que durante o mês dezembro entre em atividade comercial. Ano que vem nós vamos receber os último 33, perfazendo 36 até o final dezembro do ano que vem. Esses 36 trens estarão disponíveis e circulando na Linha 8, fazendo com que ela tenha uma nova frota, e todos os trens com ar condicionado, zero bala, como gosta de falar o governador, em condições de conforto e de muita qualidade para a população de região.

Apresentador: E bastante segurança. Governador como o senhor falou para gente, trabalho não falta, e tem muita mais algum adendo e alguma informação que você queira passar para os ouvintes, por favor?

Governador Geraldo Alckmin: Olha a questão mais importante hoje nas metrópoles do mundo inteiro é mobilidade urbana e o caminho, é o caminho da alta capacidade sobre trilhos e qualidade. E então, nós temos uma rede grandes de trens da CPTM, dos 260 quilômetros de rede e vamos passar de 300 quilômetros, com essas ampliações, modernizar, trens novos, qualidade nesse atendimento e mais trens. Quando a gente fala por exemplo, falou aqui, o presidente Mário Bandeira, 40 trens, cada trem são oito carros na CPTM, no metrô cada trem seis carros e, 40 trens vezes oito, 320 carros a mais e não são reformados, são novos, novinhos e zero quilômetro e tecnologia de ponta. Melhorar a qualidade do atendimento e no metrô, uma forte expansão também e aí principalmente de linhas. Nós estamos com 74 quilômetros, com as novas inaugurações que fizemos, e chegaremos aí, em 2014, a 101 quilômetros, mas deixando quase 90 quilômetros de canteiro de obras. Enfim investir no transporte de alta capacidade sobre trilho e de qualidade para facilitar a vida das pessoas.

Apresentador: Presidente da CPTM, Mário Bandeira, muito obrigado pela sua visita leve o nosso abraço a todos da CPTM e continue trabalhando firme lá para melhorar o transporte da população.

Mário Bandeira, presidente da CPTM: Obrigado mais uma vez a oportunidade de estar aqui e poder falar com os ouvintes.

Apresentador: Prazer todo nosso. Governador, a Roberta Coutinho entrou no nosso site e deixou uma pergunta para senhor vamos ouvir.

Roberta Coutinho, ouvinte: Oi governador, aqui é a Roberta Coutinho, quando o Governo do Estado vai começar a multar os estabelecimentos que vendem bebida alcoólica para menores?

Governador Geraldo Alckmin: Olha, Roberta a partir desse sábado, dia 19, entra em vigência a nova Lei Estadual, e com as punições. Então, é proibido vender bebida alcoólica, ou permitir o consumo no local por menores de 18 anos de idade. E 500 agentes da Vigilância Sanitária Estadual e do Procon foram especialmente treinados para garantir o cumprimento da nova lei em todo o estado: são 200 fiscais na capital e 300 na região metropolitana, interior e litoral. E as cidades menores que não tem Vigilância Sanitária Estadual e o Procon, nós vamos capacitar quatro mil agentes das prefeituras e municipais. Pela nova legislação os bares, restaurantes, lojas conveniência, casas noturnas, enfim os estabelecimentos não podem vender, ou oferecer, e nem permitir a presença de menor consumindo bebida alcoólica no interior dos estabelecimentos. Mesmo acompanhado de responsáveis ou pais. É proibida a venda e o consumo. Por quê? Porque nós temos verificado que crianças com 13 anos de idade ou adolescentes já consumindo bebida alcoólica. E essa é uma das causas que leva na idade adulta ao alcoolismo. E porque o cérebro, fígado não estão preparado ainda para o consumo de bebida alcoólica. Além dos riscos de acidentes, automóvel, motocicleta, vandalismo enfim, nós temos o dever de preservar a saúde e a integridade dos nossos adolescentes e das nossas crianças. E nós fizemos um mês de campanha, divulgação, orientação, sem nenhuma multa. Agora, a partir de sábado aí começam as multas que podem de ir de R $1.700 a mais de R$ 80 mil dependendo do estabelecimento e da gravidade da autuação e a até a perda da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS. Nós estamos fazendo um verdadeiro mutirão da vida. O mutirão da saúde, dos bons hábitos. Fico feliz de ver a grande adesão dos pais, das escolas, das igrejas, dos meios de comunicação do setor produtivo, então eu tenho muita certeza que São Paulo dar um bom exemplo para o Brasil de prevenção e de e cuidados com a saúde e a vida dos nossos adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário