sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CPTM GANHA NOVOS TRENS E ESTAÇÃO MODERNIZADA

18/11/2011 - CPTM

Governador Alckmin entrega reforma da estação Barueri, os três primeiros trens "com salão contínuo" para etapa de testes, além de sete composições para operação na Linha 9

O governador Geraldo Alckmin entrega nesta sexta-feira [18], as obras de modernização da estação Barueri e os três primeiros trens "com salão contínuo" para a etapa de testes e que, posteriormente, atenderão a Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi]. O governador também anunciará os sete trens que encerraram a fase de "operação assistida", na Linha 9-Esmeralda, e agora circularão durante toda a operação comercial.

Com investimento de R$ 9,7 milhões, a Estação Barueri, na Linha 8-Diamante, passou por ampla obra de modernização. A reforma contemplou a readequação do acesso pelo terminal rodoviário de Barueri, incluindo a recuperação de um túnel [passagem subterrânea que estava desativada]. A intervenção permitirá o deslocamento de pessoas com cadeira de rodas ou mobilidade reduzida, por meio de rampa e de dois elevadores implantados nessa passagem, proporcionando, assim, o acesso às plataformas de embarque. Outros itens como piso e rotas táteis, comunicação em Braille, adequação de corrimãos e sanitário para pessoas com deficiência foram incluídos no projeto, tornando a estação acessível.

O mezanino, de 500 m², foi readequado e o piso da estação substituído por porcelanato para alto tráfego. O edifício também ganhou banheiros públicos, duas escadas rolantes e duas fixas, bilheteria com vidros blindados e displays digitais [PDT - Painel de Destino dos Trens] nas plataformas que informam o horário e o destino dos trens. Esses equipamentos, entre outros, vão melhorar as condições de atendimento e conforto dos mais de 20 mil usuários que diariamente utilizam a estação.

As obras incluíram a instalação de novos sistemas elétricos, eletrônicos, hidráulicos, sonorização, telefonia, iluminação geral e de emergência, circuito fechado de TV, além de dispositivo de detecção e combate a incêndio, entre outros. As salas operacionais e técnicas também foram reformadas.

Novidade nos trilhos

Os três primeiros trens da chamada "série 8000", com salão contínuo de passageiros [sem divisórias entre os carros], serão entregues para testes. Eles integram o lote de 36 trens adquiridos pela CPTM, por meio de uma PPP [Parceria Público-Privada] firmada com o Consórcio Paulista, a qual também prevê a manutenção da frota da Linha 8-Diamante por 20 anos.

O consórcio é formado pelas empresas CAF Brasil [CAF - Brasil Indústria e Comércio], CAF S.A. [Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles] e ICF [Inversiones en Concesiones Ferroviarias].

O maior diferencial em relação às composições recém-adquiridas é o salão contínuo de passageiros, que proporciona mais espaço interno e conforto. Com 170 metros de comprimento, na parte externa o trem segue o padrão adotado pela CPTM no processo de modernização da frota. A previsão é que esses primeiros trens da série 8000 comecem a circular na Linha 8-Diamante entre o final deste ano e o início de 2012.

Tanto os trens da Linha 8-Diamante entregues para testes, quanto os sete que concluíram a fase de "operação assistida", na Linha 9-Esmeralda, foram fabricados pela CAF. Formados por oito carros cada, eles são equipados com tecnologia de ponta como ar-condicionado, câmeras de vigilância e sistemas de informação audiovisual [monitores de vídeo e displays] e de sinalização de abertura e fechamento de portas. O monitoramento por meio de câmeras instaladas no interior das composições e na parte externa do primeiro e último carros, permite a visualização do movimento de usuários na plataforma da estação.

Com design arrojado na parte externa e layout moderno e funcional no interior, as composições são acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e contam com dispositivos para orientar pessoas surdas [mapa dinâmico] ou cegas [áudio].

Frota: com esses 10 novos trens [3 da Linha 8-Diamante e 7 da Linha 9-Esmeralda], chega a 24 o número de unidades entregues para CPTM neste ano, totalizando 62 composições, das 105 adquiridas pelo Governo do Estado, desde 2006. A previsão é que os outros 43 trens sejam entregues gradativamente até o final do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário