terça-feira, 26 de julho de 2011

Um trem lotado de promessas

26/07/2011 - Agencia Bom Dia

Alckmin anuncia trem expresso para ligar Jundiaí a São Paulo em 25 minutos e obras em rodovias da região

Por Kadija Rodrigues

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou nesta segunda (25) que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos está desenvolvendo um projeto para a criação de uma linha de trem expresso para ligar Jundiaí a São Paulo em 25 minutos (Veja arte ao final da matéria).

O projeto do Expresso Regional, citado por Alckmin, prevê a construção de uma linha férrea paralela à usada hoje, a 7-Rubi, e ligará Jundiaí direto à Capital, sem paradas.

O anúncio foi feito em meio a uma ligação por celular ao secretário estadual dos Transportes Metropolitanos,  Jurandir Fernandes.

Durante o telefonema foi dito a Alckmin que a parada será na estação Barra Funda, em São Paulo, com integração a outros trens e metrôs.

Estima-se que até setembro seja concluído o projeto funcional. Ele dará as diretrizes de traçado, valores estimados para empreendimentos, localização de estações e pátio de apoio para operação. Segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), após a conclusão desse estudo serão realizados os projetos básicos e executivo para detalhamento.

Apesar da necessidade da construção de uma nova linha, parte dela poderá ser implantada na faixa de domínio atual.

Cerca de 400 mil passageiros utilizam a linha 7 que vai de Jundiaí para a Estação da Luz. Hoje, o trajeto dura, em média, 1h50 e tem 14 paradas.

 “O projeto será uma PPP [Parceria Público Privada]”, afirma Alckmin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário