quinta-feira, 5 de maio de 2011

Movimento em trens da CPTM aumentou 70% em seis anos

05/05/2011 - G1


Rede transporta 2,5 milhões de passageiros diariamente na Grande SP. Governo do estado está investindo R$ 1 bilhão na rede de trens.

Os paulistanos que dependem de transporte público para voltar para casa enfrentam um percurso que geralmente não é nada fácil, ainda mais no horário de pico. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) transporta, por dia, 2,5 milhões de passageiros nos seus 270 km de trilhos. O movimento no transporte aumentou 70% nos últimos seis anos.

Para tentar dar um maior conforto para quem usa o transporte, o governo do estado diz que está investindo R$ 1 bilhão para melhorar o sistema. Segundo o gerente de operação da CPTM, Francisco Pierrini, o investimento começou em novos trens. A frota total será de 105 trens. Hoje, já circulam 50 e outros 55 devem entrar em operação até dezembro de 2012. Outra medida de melhoria é diminuir o intervalo entre os trens que é de cinco a oito minutos.

“Investir em transporte é investir num todo. Na recapacitação do sistema de energia, no plano de vias, reconstruir, construir estações novas e trocar o sistema de sinalização. Isso que está sendo feito. Com a troca, será permitida a aproximação entre os trens, numa condição segura, e a consequente redução de intervalo”, afirma Pierrini.

O Expresso Leste, usado por 500 mil pessoas, também deve ter novidades. “O Expresso Leste nós devemos estender até o final de 2013 até Suzano. Estamos construindo uma estação nova, também construindo uma estação em Ferraz de Vasconcelos, tudo isso no Expresso Leste”, completa o gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário