terça-feira, 3 de maio de 2011

Governo de São Paulo entrega mais três novos trens para a CPTM

26/04/2011 - CPTM

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, entregaram mais três novos trens para a operação da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], na manhã desta terça-feira [26/04]. O evento realizado na Estação Brás incluiu uma visita ao CCO [Centro de Controle Operacional], um dos mais modernos das ferrovias brasileiras.

As novas composições fazem parte de um total de 105 trens adquiridos pela CPTM recentemente. Com essas três unidades, o número de novos trens entregues chega a 50, todos equipados com tecnologia de ponta como ar-condicionado, câmeras de vigilância, sistema de informação audiovisual [monitores de vídeo e displays]. Inicialmente, os três novos trens entrarão em operação na Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana], mas poderão circular em todas as linhas da CPTM, de acordo com a necessidade operacional.

"Com esses já são 50 trens entregues, de um total de 105. Vamos entregar ainda mais 55 trens, de oito carros cada, que somam 440 carros. Tudo isso é para melhorar o conforto e oferecer um transporte mais eficiente à população", disse o governador.

As seis linhas da CPTM também passam por um processo de revitalização, com aquisição de trens, modernização de estações e da infraestrutura, implantação de sistemas de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente.

Segundo o secretário Jurandir Fernandes as melhorias não se limitam aos trens entregues. "Estamos reformando e construindo estações, melhorando as vias, os sistemas de energia e sinalização, para que o conforto e a qualidade sejam cada vez melhores".

Modernidade nos trilhos paulistas

Fabricados pela CAF, os três novos trens, com oito carros cada, possuem design arrojado na parte externa, que traz a nova comunicação visual da CPTM, com predominância de vermelho, além das cores cinza e branco. A parte interna também tem layout moderno e funcional. 

As composições são equipadas com sistema de monitoramento por câmeras no interior dos carros, além de câmeras externas no primeiro e último carros que mostram a movimentação na plataforma da estação. Os trens são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário