segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cptm entrega nova estação Itapevi

01/10/2010 - CPTM

Com obras concluídas, Estação Itapevi ficou mais moderna e acessível

A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] entregou, nesta sexta-feira [1/10], as obras de modernização da Estação Itapevi, na Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi]. Totalmente remodelada, a estação passou por uma série de intervenções para oferecer melhores condições de conforto e acessibilidade aos usuários. Itapevi agora integra o grupo de estações da CPTM com qualidade de metrô, a exemplo das recém-inauguradas [Tamanduateí, Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré, Cidade Universitária, entre outras].

O edifício original, construído no início da década de 1980 pela antiga Fepasa, foi modificado e ampliado. Embora atenda cerca de 25 mil usuários, a estação está projetada para receber até 40 mil passageiros por dia, o que representa um aumento de 60% da sua capacidade.

Inserção Urbana: com a nova estação, os dois lados da cidade estarão integrados por meio de dois acessos; um no lado norte [reformado] e outro no lado sul [novo] interligados por uma nova passarela e dois elevadores para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O acesso à plataforma central será feito por meio de escadas rolantes, fixas e elevador. Os antigos muros da estação deram lugar a gradis, que melhoram o impacto urbanístico ao oferecer mais visibilidade, aproximando a ferrovia das pessoas, além de tornar mais seguros os acessos e o entorno. Nos arredores da estação, foram realizadas obra de paisagismo e urbanização. 

As obras também contemplaram a instalação de equipamentos de acessibilidade [elevador, banheiro exclusivo, piso e rota táteis, comunicação em Braille, adequação de corrimãos e rampas]. Além dos banheiros públicos comuns, também foram construídos sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

Infraestrutura: a estação também conta com nova infraestrutura para sistemas elétricos, eletrônicos, hidráulicos, sonorização, iluminação geral e de emergência, circuito fechado de TV, dispositivo de detecção de incêndio e telefonia, entre outros. O novo edifício ganhou novos pisos de porcelanato antiderrapante para alto tráfego, bilheteria blindada e salas técnicas e operacionais.

Comunicação Visual: com predominância da cor vermelha e nuances de cinza [cor da Linha 8-Diamante], segue o mesmo padrão que está sendo adotado, gradativamente, nas estações e trens da CPTM. 

Bicicletário: foi revitalizado e teve sua capacidade ampliada de 207 para 480 vagas. 

Integração: próximo ao acesso sul da estação, serão feitas adequações no viário, com sinalização para travessia de pedestres e paradas de ônibus. Nesse local, será construído o primeiro trecho do corredor metropolitano Itapevi-São Paulo da EMTU/SP, entre Itapevi e Jandira, que compreende 5 km de viário, pontos de parada, viaduto, calçadas, ciclovia e passarela.






2 comentários:

  1. Bom dia!

    Em comparação a estação de Jandira, a fachada de Itapevi deixou a desejar.. Por ser a última estação deveriam ter caprichado, coisa que não ocorreu..

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  2. Concordo com comentário acima, quem passa na avenida não percebe nenhuma mudança... Gasta tanto para pouco coisa!!! Vergonha.... Vamos caprichar mais na faxada...

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