domingo, 24 de outubro de 2010

Expresso zona leste será ampliado

18/10/2010 - Jornal da Tarde - Bruno Ribeiro

Usuários aguardam o trem da CPTM, na estação de Guaianazes (Foto: Werther Santana/AE)

O governo do Estado assinou nesta segunda-feira, 18, um empréstimo de R$ 196 milhões para construir uma nova estação de trem em Suzano, na Região Metropolitana, comprar oito trens e fazer reformas nos trilhos entre Guaianazes e Suzano. Com isso, espera ampliar a linha Expresso Leste, a mais carregada da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O Expresso Leste é a alternativa da CPTM de rota de acesso à Estação Itaquera, onde será construído o futuro estádio do Corinthians, palco da Copa do Mundo de 2014.

Segundo o governador Alberto Goldman, as empresas que farão os serviços devem ser contratadas daqui a um mês. As obras devem ficar prontas em 18 meses após a assinatura dos contratos.

O Expresso Leste é um trem que parte da Luz e vai até Guaianazes, no mesmo percurso feito pela Linha 11-Coral, mas com menos paradas. O intervalo entre os trens é de cinco minutos nos horários de pico. Atualmente, quem mora em Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Mogi das Cruzes precisa tomar o trem até Guaianazes para embarcar na linha expressa.

“Eles não precisarão mais descer em Guaianazes para baldear”, disse o Goldman, que afirma esperar redução de 50% na lotação da estação. O prolongamento do Expresso Leste é uma promessa feita pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos há quatro anos.

A atual estação Suzano será demolida para dar lugar à nova parada. Os trens que serão comprados tem o interior sem divisão entre os vagões, o que facilita o deslocamento dentro das composições. O Expresso Leste, que tem 24 quilômetros, será prolongado em mais 13 quilômetros.

Conta

A conta do empréstimo não será paga pelo governador eleito, Geraldo Alckmin: o contrato, feito com o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird), prevê carência de cinco anos. E, depois, prazo de 25 anos para quitar o débito. Com o dinheiro do Bird, o Estado está investindo R$ 84 milhões na mesma linha, com recursos do Tesouro.

A Linha 11-Coral é a mais superlotada da CPTM: transporta 521 mil pessoas por dia, ou um quarto de todos os usuários da rede. As melhorias fazem parte de uma série de medidas para “dar qualidade de Metrô” à CPTM. Todas as seis linhas estão em obras, que devem ficar prontas no primeiro semestre do ano que vem.

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Estado desiste de trem para Cumbica

O governo do Estado de São Paulo decidiu abandonar, pelo menos por enquanto, o projeto de uma ligação sobre trilhos entre o centro da capital e o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos – o Expresso Aeroporto.

O próprio governador Alberto Goldman (PSDB) reconheceu ontem que não foi aberta licitação para a obra, porque o projeto não atraiu o interesse do setor privado. O Expresso Aeroporto inicialmente operaria no modelo de Parceria Público Privada (PPP). O edital para a licitação chegou a ser lançado no segundo semestre do ano passado, mas foi interrompido por uma decisão judicial.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos obteve uma liminar para retomar o processo, mas informou que antes realizaria modificações no edital.

O governo agora reconhece que “segurou” o edital por não haver interesse do mercado e culpou o clima de incerteza a respeito do futuro de Cumbica. Goldman afirmou que não há uma definição sobre a construção do terceiro terminal de passageiros e por isso os empresários questionam se haverá demanda suficiente para operar o serviço de trens.

O projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) do governo federal também foi apontado por Goldman como entrave ao Expresso Aeroporto.

Renato Machado

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