segunda-feira, 29 de março de 2010

Reformas de Estações da Linha 9

REFORMAS ESTRUTURAIS TRAZEM MODERNIDADE E ACESSIBILIDADE A ESTAÇÕES DA LINHA 9 DA CPTM
29/03/2010 - CPTM Notícias

A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] ganhou mais três estações com qualidade de metrô neste domingo [28]. O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, entregaram à população as obras de reforma estrutural, ampliação e modernização das estações Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária, da Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú].

Mais uma etapa do Plano de Expansão cumprida, a conclusão das obras transformou os acanhados edifícios antigos, da década de 70, em estações modernas e acessíveis. "Essas estações foram praticamente refeitas. Não é só reforma, pintura, mas tem prédio novo agregado, elevador, acessibilidade e passarela. São detalhes que podem parecer pequenos, mas infinitamente importantes para as pessoas beneficiadas", disse Serra.

Já o secretário Portella ressaltou que o resultado de todos os investimentos na CPTM e Metrô é a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ele citou levantamento recente feito com os usuários da Estação Grajaú, inaugurada em 2008, que disseram que estão aproveitando a economia de tempo - de até 2 horas por dia em alguns casos - para estudar e ajudar os filhos nas tarefas escolares. "Estamos comprometidos com a melhoria de vida da população, de forma concreta, real, por meio de um transporte digno, de qualidade, rápido e eficaz. As estações entregues hoje significam isso".

Modernas e acessíveis
Além de elevador e novas escadas fixas, elas têm bilheterias blindadas, salas operacionais e de atendimento ao usuário. Além disso, contam com nova infraestrutura para sistemas elétricos, eletrônicos, hidráulicos, sonorização, iluminação geral e de emergência, circuito fechado de TV, comunicação visual com painéis luminosos eletrônicos, detecção de incêndio, mapa tátil com botoeira, rota tátil e piso tátil de alerta, telefonia, entre outros.

Cada uma das estações ganhou um novo edifício de acesso com dois andares, interligado ao mezanino e do lado oposto da antiga edificação. As passarelas de acesso às estações passaram a ser cobertas, por conta do remanejamento das catracas. O toque final foi dado por uma obra de paisagismo e urbanização nos arredores das unidades. As três estações também oferecem bicicletários. O de Villa Lobos tem 233 vagas, o de Ceasa, 150 e o de Cidade Universitária, 60.

O projeto de comunicação visual e pintura leva a assinatura do Cauduro Martino Arquitetos Associados, o escritório brasileiro mais tradicional na execução de sistemas de programação visual.

Qualidade de Metrô
O Plano de Expansão está transformando a centenária ferrovia em um sistema moderno, com a qualidade do Metrô paulistano, que é referência mundial em quesitos como rapidez, segurança e limpeza. A Linha 9-Esmeralda foi a primeira experiência da CPTM na implantação desse padrão. São cinco os itens que caracterizam esse serviço: intervalos iguais ou menores do que 5 minutos, confiabilidade [menos falhas técnicas e mais regularidade], segurança, qualidade das estações e dos trens.

Os intervalos praticados nesta linha nos horários de pico ficam em torno de 5 minutos. A troca do sistema de sinalização, que estará concluída até o final do ano, permitirá que mais trens circulem simultaneamente, reduzindo o tempo de espera, ganhando mais regularidade e estabilidade.

A frota que atende essa linha conta hoje com 12 trens novos, entregues em 2008, e será incrementada com mais oito composições, que entrarão em operação a partir de 2011.

Plano de Expansão
Até o final de 2010, serão investidos R$ 21 bilhões no sistema metro-ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo. Trata-se do maior investimento já feito no setor. O objetivo do plano é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando de 60 km para 240 km. Desse total, 162 km são linhas da CPTM.

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