sábado, 27 de março de 2010

36 novos trens



Evento anuncia novidade na CPTM, entre elas 36 trens novos para a Linha 8 - Diamante
O Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos [STM] anunciaram na tarde desta terça-feira [16] a autorização para assinatura do contrato de uma Parceria Público Privada [PPP], que engloba o fornecimento de 36 trens novos e manutenção dessa frota por 20 anos. As composições circularão na Linha 8-Diamante [Julio Prestes-Itapevi/Amador Bueno].

Na ocasião, também foram concluídos os programas de reforma de trens da CPTM com a entrega da última composição, de um total de 34, e de vedação da faixa ferroviária com muros, gradis, alambrados e cercas. A cerimônia, realizada na oficina Engenheiro São Paulo da CPTM, na Mooca, contou com a presença do governador José Serra, do secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella e do presidente da CPTM, Sérgio Avelleda.

A PPP da CPTM será "muito boa" para a população, segundo José Serra, pois levará trens novos e bem mantidos para uma região carente, que abrange municípios como Osasco, Carapicuíba e Itapevi. "São Paulo está fazendo agora a terceira Parceira Público Privada, sendo que no Brasil há 6 ou 7, portanto nós temos 50% delas e trabalhamos depressa porque Parcerias Público Privadas têm uma arquitetura complicada".

O secretário José Luiz Portella destacou a importância das três conquistas para a população. "Hoje estamos dando mais um passo para transformar a CPTM em um serviço com qualidade de metrô. Além de novos trens, estações e menores intervalos, que são o núcleo central, também nos preocupamos com as pessoas que atravessavam as vias, construindo muros e passarelas".

PPP 
O consórcio Paulista, formado pelas empresas CAF S.A.[Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles], a CAF Brasil [CAF - Brasil Indústria e Comércio], e a ICF [Inversiones en Concesiones Ferroviarias] foi o vencedor da licitação. As 36 composições substituirão a frota existente, em operação há mais de 30 anos. Com os trens novos, somados à modernização da infra-estrutura da Linha 8-Diamante [sinalização, vias, energia], será possível reduzir os intervalos de oito para cinco minutos nos horários de pico.

Reforma de Trens
A composição reformada entra em operação na Linha 11-Coral para circular no trecho entre as estações Guaianazes e Estudantes. O programa para modernização da frota da CPTM envolve a reforma e modernização de 34 trens: 17 para a Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana], 13 trens para a Linha 11-Coral [Luz-Estudantes] e quatro para a Linha 7-Rubi [Luz-Jundiaí]. A revitalização proporciona mais conforto aos usuários, melhoria no desempenho da frota e colaborara para a redução dos intervalos nas linhas.

Vedação da Faixa
Também foi anunciada no evento a conclusão do programa de vedação da faixa ferroviária [fechamento da via férrea por meio de muros] das seis linhas da CPTM. A iniciativa tem o objetivo de garantir segurança de toda a comunidade, dos usuários e do sistema, à medida que aumenta a segurança operacional: evita atraso na circulação dos trens [não há interferência nas vias], garante a segurança dos pedestres, impede o vandalismo e a utilização indevida das dependências da Companhia.

A CPTM vedou 180 quilômetros de faixa nas seis linhas. Com a conclusão das passarelas, prevista para o final do ano, a Companhia desativará as passagens em nível de pedestres, ficando a faixa operacional, totalmente livre da interferência da circulação de pessoas.

Expansão SP
As ações fazem parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, que está investindo R$ 21 bilhões no sistema metro-ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, entre 2007 e 2010. O objetivo do Plano é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando dos atuais 62,3 quilômetros para 240 quilômetros. Desse total, 162 quilômetros são linhas da CPTM. Além da expansão das linhas, foram comprados 107 trens: 47 para o Metrô e 60 para a CPTM. Já circulam onze novos trens no Metrô e 12 na CPTM.


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