domingo, 21 de setembro de 2025

Linha 24-Quartzo da CPTM ganha extensão até Santana de Parnaíba


19/09/2025 - Via Trólebus

Por Renato Lobo

Uma linha de trem ligando a zona sul de São Paulo a Santana de Parnaíba, passando por cidades como Taboão da Serra, Osasco e Carapicuíba, é a nova Linha 24-Quartzo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O projeto já havia sido antecipado por este site, mas uma apresentação na 31ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô, revelou que a linha ganhou uma extensão a oeste.

Segundo Thiago Silva, da CPTM, a Linha 24, prevista inicialmente entre Campo Limpo e Alphaville, será estendida até Santana de Parnaíba. A expansão inclui cinco novas estações: Alphaville, Jardim Isaura, Parque Santana, Jardim Anhambi e Santana de Parnaíba.




Mapa da Linha 24 sem a extensão até Santana do Parnaíba:


BNDES


O projeto integra o arco oeste, formando um anel ferroviário com 157 km de vias. A Linha 24 terá 34 km de extensão, 21 estações e capacidade para transportar cerca de 840 mil passageiros por dia, com intervalo médio de aproximadamente 3 minutos.

Anel Metropolitano

A Linha 24, junto às Linhas 25-Topázio e 26-Ametista, fará parte do anel metropolitano de trens, permitindo integração entre os eixos e serviços de ligação entre os arcos.

A Linha 14 poderia integrar esse arco, mas a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) decidiu alterar o projeto para um VLT, por considerar que o eixo entre Santo André e Guarulhos teria demanda menor. A SPI, que toca concessões, estima cerca de 250 mil passageiros, enquanto CPTM e Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), que projetam novas linhas, estimam mais de 700 mil usuários.

Linha 25 da CPTM (Embu-Santo André) ganha novas estações


20/09/2025 - Via Trólebus

Por Renato Lobo




Uma apresentação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM confirmou a extensão da futura Linha 25-Topázio até Santo André. A informação havia sido revelada por este site em julho e agora um painel na 31ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô, mostrou a extensão.

A Linha 25-Topázio antecipadamente abordada pelo Via Trolebus em 2024, sendo uma ligação ferroviária que parte de Embu das Artes, passando pela zona sul de São Paulo, Diadema, e até então o eixo de transporte chegaria até São Bernardo do Campo.

O traçado inicial proposto inclui as seguintes estações:

Embu
Pataxós
Jardim São Marcos
Jardim Vitória
Parque Munhoz
Campo Limpo (conexão com Linha 5-Lilás)
Jardim São Luiz
Guido Caloi
Atlântica
Jurubatuba (conexão com Linha 9-Esmeralda)
Sabará
Yervant
Vila Joaniza
Cidade Ademar
Jardim Miriam
APAE Diadema
Vila Conceição
Casa Grande
Independência
Álvaro Guimarães
São Bernardo do Campo

Mapa antes da mudança:


BNDES


A apresentação da Semana de Tecnologia Metroferroviária incluiu uma nova estação em Embu: Parque da Várzea.

O Pitu 2024 apontava que a Linha 14 chegaria até São Bernardo, e as duas fariam parte do arco metropolitano. Mas a Secretaria de Parcerias e Investimentos alterou o projeto da Linha 14, que será um VLT.

Então, a Linha 25 assumiu o trecho entre São Bernardo e Santo André, com as seguintes estações: Brasília, Vila Marina e ABC.

Também foram atualizadas as previsões de demanda: 855 mil passageiros por dia. A implantação pode ocorrer após 2040.

Ainda não há definição se a linha será subterrânea, elevada, em superfície ou mista. Uma das premissas, no entanto, é a instalação de três vias, o que abre possibilidade para serviços além do trecho principal, a exemplo do atendimento unificado “710” operado pela CPTM.