quarta-feira, 4 de março de 2015

Entidades se juntam à OAB RC pela volta do trem de passageiros

03/03/2015 - Canal Rio Claro

A 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rio Claro deu mais um passo no movimento iniciado pela entidade para reativar o trem de passageiros na cidade. A OAB realizou reunião na quinta-feira (26) com representantes de várias entidades para discutir o assunto. O objetivo é incluir o município no projeto do governo estadual que pretende implantar um trem metropolitano da capital até Americana. A OAB pleiteia que o trajeto seja estendido até Rio Claro. 

A reunião foi organizada pelo desembargador aposentado Dr. Irineu Carlos de Oliveira Prado, nomeado pela ordem para representá-la nesse projeto. O encontro foi iniciado pela presidente da OAB, Dra. Rosa Cattuzzo, que fez um breve relato sobre o início do projeto. Em sua fala, Oliveira Prado destacou a importância da ferrovia para o país, o estado e o município. Segundo ele, Rio Claro tem tradição ferroviária e merece fazer parte do projeto do governo estadual. 

Por isso, a reunião com as entidades para ouvir propostas que possam ser colocadas em prática para pressionar as autoridades e sensibilizá-las em favor do pleito. O deputado Aldo Demarchi comentou que já em 2007 alertou o governo sobre o saturamento do transporte rodoviário e a necessidade de investir nas ferrovias. O parlamentar declarou seu apoio ao projeto e se colocou à disposição para ajudar a viabilizá-lo. 

O prefeito Du Altimari falou sobre o projeto da prefeitura de transferir as oficinas da ALL do Centro para o Jardim Guanabara e a construção de uma avenida rápida da Avenida 26 a Batovi. Para ele é importante chamar a atenção do Estado para mostrar que Rio Claro gostaria de ser contemplada com o trem de passageiros porque tem tradição nesse tipo de transporte, além de ter as oficinas para conserto de vagões em funcionamento. Altimari colocou a prefeitura à disposição e sugeriu que o governo municipal, a Câmara de Vereadores e as entidades enviem ofícios às autoridades reforçando a reivindicação. 

A vice-prefeita Olga Salomão lembrou que o momento é propicio para o desenvolvimento de projetos no setor de transporte ferroviário porque tanto o governo federal quanto o estadual tem linhas de investimento abertas. Ela sugeriu que seja elaborado um projeto destacando os benefícios econômicos que o retorno do trem poderia trazer para Rio Claro e região. 
O presidente da Câmara Municipal, João Zaine, colocou o Legislativo Municipal à disposição do projeto e destacou a importância do encontro que reuniu representantes de vários segmentos da sociedade. 

Ficou decidido que será elaborado um abaixo-assinado para a coleta de assinaturas da população em prol da volta do trem de passageiros. As entidades ficarão responsáveis por coletar as assinaturas. O documento final será enviado para o governador e autoridades competentes. A coleta de assinaturas será feita de forma regional, também nas cidades de Santa Gertrudes, Cordeirópolis e Limeira. O Aglomerado Urbano de Piracicaba, composto por 22 municípios, também ofereceu apoio ao projeto. 

A reunião contou com a presença de Adilson Luiz Reali (Loja Maçônica Amizade Fraternal), Alcir José Russo Júnior (presidente da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB), Assed Bittar Filho (diretor do Ciesp/Fiesp), Augustinho Parente (presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio Seresteiro), Carla Fernanda Bordin Lora (advogada), Célio Simões Cerri (presidente do Sindicato do Comércio Varejista), Clóvis Delboni (Acirc), Edgar Troppmair (Loja Maçônica Fraternidade e Justiça), Edvaldo Santos Silva (Sindicato da Alimentação), Emerson Augusto (jornalista/Câmara), Fábio P. Ferreira Costa (Templo Umbanda Vovô Serafim e Ogum 3 Espadas), Hercilia Schio (Lions Clube de Rio Claro Indaiá), Ionita de Oliveira Krugner (presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB),José Roberto Sant'Ana (assessor parlamentar), Luciana Imperatore Vianna (advogada), Luiz Gustavo (loja Maçônica Fraternidade de Santa Gertrudes), Marcio Antonio Muniz (ex-ferroviário), Milton Monaco (Loja Maçônica Amizade Fraternal), Nelson Anunciato (prefeitura), Osmar Campos Ribeiro (ex-ferroviário), Rene Neubauer (secretário de Turismo), Valtimir Ribeirão (prefeitura), Veruska Ramanauskas (Parlamento Regional Aglomerado Urbano de Piracicaba), Waldemar Neuton da Silva (presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários), Antonio Carlos Beltrame (presidente da Acirc/secretário de Desenvolvimento Econômico) e Almir Guilherme (presidente da Aspacer).

Fonte: Canal Rio Claro
Publicada em:: 03/03/201

Nenhum comentário:

Postar um comentário