segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Trens de carga e de passageiros circulam em linhas separadas

18/01/2015 - Diário de Suzano

Os trens de carga e de passageiros estão circulando por linhas separadas na região, entre Itaquá e Suzano. As obras foram concluídas pela MRS Logística em agosto do ano passado e em dezembro a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu um pedido de liberação final do trecho. Por enquanto os trens circulam em Operação Assistida. A medida é necessária por conta de algumas condicionantes solicitadas pela agência reguladora. A empresa estima que cerca de 2,1 milhões de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) serão beneficiados, pois em alguns momentos o intervalo entre os trens era maior para que o veículo de carga pudesse circular.

"Anteriormente, para dar a devida prioridade ao transporte de passageiros, trabalhávamos com restrições de horário, utilizando a via férrea por apenas 12 horas diárias. Agora, poderemos nos planejar melhor e operar com mais segurança", explica o gerente geral de Relações Institucionais de São Paulo, José Roberto Lourenço. Além dos passageiros da Linha 11-Coral, a MRS afirma que os usuários do eixo Jundiaí-Rio Grande da Serra (antiga Santos-Jundiaí) serão beneficiados.

As obras de segregação, que faz parte do Ferroanel, tiveram início em 2011. "Após a terraplenagem, ruas e grandes áreas da região receberam drenagem e até saneamento.

O projeto da MRS também promoveu a retirada de interferências entre os modais, graças à construção de seis pontes e viadutos (o maior deles sobre a linha da CPTM, em Suzano), de muros de contenção em cinco trechos, com cerca de 800 metros de extensão total, e da adequação de três passarelas", explicou a MRS.

"A importância estratégica do projeto está justamente nesta integração, livre de interferências, e alinhada com o projeto de desenvolvimento do setor ferroviário nacional. A eficiência do sistema logístico favorece diretamente a Balança Comercial brasileira", avalia o diretor de Relações Institucionais da MRS, Gustavo Bambini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário