segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Agência obriga circulação de trem passageiros em linha de carga em Suzano

14/09/2014 - Diário de Suzano

As concessionárias do transporte de carga e de passageiros não cumprem uma cláusula contratual que obriga a circulação de trens de passageiros, em dois horários, nas linhas de carga. A resolução foi determinada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) quando a MRS Logística passou a realizar o serviço de transporte de carga no Estado. O contrato foi assinado na década de 1990.

Somente com a linha da MRS em Suzano, estima-se que mais de 90 mil pessoas podem ser beneficiadas, já que ela faz um trajeto diferente da realizada hoje pela Linha 11-Coral. Entre os bairros que poderiam ser beneficiados estão o Jardim Maitê e bairros do Distrito de Palmeiras.

A implantação do serviço entra em controvérsias, já que as duas concessionárias nunca conversaram sobre o assunto. Na verdade, apesar de a cláusula existir no contrato de concessão, não há cobrança para que a circulação nessas linhas aconteça. A situação se repete em outras cidades do Estado e da região. Se Mogi das Cruzes, por exemplo, também pudesse usufruir desta obrigação, os moradores do Distrito de Cesar de Souza poderiam contar com duas viagens por dia nas linhas férreas. Este, inclusive, é um pedido antigo dos moradores do local. Porém a cobrança existe para que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) construa uma linha própria até o local e não que a circulação seja feita no trilhos de carga.

A MRS Logística confirmou que a obrigação realmente existe e frisou que "faz parte do nosso compromisso, no escopo de nossa concessão pública, assegurar esta passagem". Porém, a concessionária explicou que, como o contrato prevê somente a operação de trens de carga, o que pode ser feito é ceder a linha em dois horários estipulados pela CPTM, que teria de disponibilizar os trens de passageiros. Por meio de assessoria de imprensa, a MRS explicou que ainda não foi procurada com solicitação deste serviços, mas que "logicamente irá colaborar para desenvolver uma solução que atenda as necessidades de passageiros da região, seguindo também o que determina o órgão regulador".

A CPTM informou, por meio de sua assessoria, que há uma incompatibilidade dos sistemas do trens de carga e passageiros. Isso porque todo o sistema utilizado pela companhia é por meio de eletricidade. "A MRS teria de eletrificar os trilhos dela para que o trem da CPTM possa funcionar. Os sistemas são incompatíveis. Não há estudo para isso. Se fizéssemos isso iríamos retroceder".

O órgão estadual informou ainda que esse tipo de serviço não é disponibilizado em nenhuma cidade do Estado.

A possibilidade de ampliação deste tipo de transporte coletivo chegou até mesmo às discussões da Câmara de Suzano. Na semana passada, os vereadores aprovaram uma moção de apelo, que será encaminhada ao deputado estadual Estevam Galvão (DEM), solicitando ajuda dele para encaminhar à CPTM um pedido de estudo sobre a possibilidade de implantar o trem de passageiros nos trilhos de carga. O documento é de autoria do parlamentar Bento Moura dos Santos (DEM), o Russo.

Na moção, ele apela para a importância da circulação deste transporte que beneficiaria até 15 bairros entre Suzano e a divisa com Ribeirão Pires. "Estes bairros estão no entorno de uma linha férrea, já existente, que hoje é utilizada somente para o transporte de cargas, em horários alternados, que, passando pela cidade de Suzano, vai até Rio Grande da Serra".

A assessoria de imprensa de Estevam explicou que o deputado está à disposição dos vereadores de Suzano. "O que puder ser feito para beneficiar a cidade, será realizado". Na função de deputado, ele vai encaminhar o pedido para solicitar ao Estado a elaboração do estudo. Assim que o parlamentar receber a resposta da CPTM, será encaminhada à Câmara.

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