sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Ferroanel próximo de desfecho

09/01/2014 - Revista Ferroviária

Durante um encontro nesta quarta-feira (08/01) em São Paulo, com o objetivo de encontrar novas soluções para os acessos ao Porto de Santos, o secretário Estadual de Logística e Transportes de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, informou que o Ferroanel de São Paulo só precisa de uma autorização para ser iniciado. 

Segundo o secretário, a autorização já era para ter sido assinada pelo ex-presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, mas ele deixou o cargo no início de dezembro, e agora tudo depende da assinatura do novo presidente, Paulo Sérgio Passos.  Na próxima semana, Saulo de Castro 
viajará à Brasília para acertar detalhes do projeto com Passos.

No final de agosto de 2013, o ministro dos Transportes, César Borges, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinaram um acordo para compatibilizar a obra do Rodoanel Norte de São Paulo com o Ferroanel Norte, o acordo tem valor de R$ 332,8 milhões. A sinergia entre as duas obras resultará em uma economia estimada em R$ 1,3 bilhão e reduzirá o impacto social e ambiental dos dois empreendimentos, que devem compartilhar áreas de canteiros de obras. As obras do rodoanel estão sendo desenvolvidas pelo governo paulista, com recursos do governo federal. 
O Ferroanel está no Programa de Investimentos em Logística (PIL) do Governo Federal. O empreendimento será licitado pela União para dar a concessão à iniciativa privada que fará as obras. Um dos impasses do projeto no PIL são as negociações que a União está fazendo com a ALL e MRS, concessionárias responsáveis pelas linhas que dão acesso ao cais santista, para a devolução dos trechos.  As negociações estão em andamento.
O Ferroanel é um projeto de ligação ferroviária entre as principais ferrovias que cortam a Região Metropolitana de São Paulo, com objetivo de fazer uma conexão direta e a modernização no transporte ferroviário da região possibilitando acesso mais rápido à Baixada Santista e ao porto de Santos.

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